Terça feira - 24 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


NASCIMENTO DE S. JOÃO BAPTISTA

Evangelho segundo S. Lucas 1, 57-66. 80

Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, cuja esposa era descendente de Aarão e se chamava Isabel. Eram ambos justos aos olhos de Deus e cumpriam irrepreensivelmente todos os mandamentos e leis do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril e os dois eram de idade avançada. Quando Zacarias exercia as funções sacerdotais diante de Deus, no turno da sua classe, coube-lhe em sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no Santuário do Senhor para oferecer o incenso. Toda a assembleia do povo, durante a oblação do incenso, estava cá fora em oração. Apareceu-lhe então o Anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o Anjo disse-lhe: «Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, dar-te-á um filho, ao qual porás o nome de João. Será para ti motivo de grande alegria e muitos hão-de alegrar-se com o seu nascimento, porque será grande aos olhos do Senhor. Não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio do Espírito Santo desde o seio materno e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de preparar um povo para o Senhor».

Outras leituras do dia: Is 49, 1-6; Sal 138, 1-3. 13-14ab. 14c-15; Act 13, 22-26


João Baptista, o percursor de Jesus e a testemunha última que fecha o Antigo Testamento, anuncia a vinda do Messias e incita todo o povo a promover uma verdadeira conversão interior, em ordem a entrar no reino de Deus. O nome é-lhe atribuído por Deus, seu padrinho, e confirmado pelos pais seniores. Ao milagre da fecundidade de Isabel, que põe em alvoroço e alegra toda a aldeia natal, e merece até a visita da Santíssima Virgem, sua prima, soma-se a gratidão e loquacidade de Zacarias, que, feliz, proclama festivamente e passa a certidão de nascimento ao menino e o vai ver crescer, belo e robusto, fortalecido pela graça e pelo Espírito do Senhor.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


O Senhor me chamou desde o ventre materno,
Pronunciou meu nome no ventre de minha mãe;
Milagre desde sempre em tempo eterno,
Para a salvação da humanidade também.

Não serei apenas servo; serei luz das nações,
Para preparar, na pregação, a vinda do Senhor,
Que salva e pede o amor de nossos corações,
Para depois sermos na terra, sinal do seu amor.

Este era João, o grande pregador do deserto;
Milagre de Deus em sua mãe idosa, Isabel;
O homem justo, profeta em tempo certo,
Testemunha última para acordar Israel.

Será profeta grande, destemido, sem medo,
Mesmo contra os vendavais da história;
Será lançado em prisão, absoluto degredo;
Mas o seu sangue aponta já para a vitória.

Teófilo Minga, fms