Terça feira - 3 de junho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 17, 1-11a

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e disse: «Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho Te glorifique e, pelo poder que Lhe deste sobre toda a criatura, Ele dê a vida eterna a todos os que Lhe confiaste. É esta a vida eterna: que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro, e Aquele que enviaste, Jesus Cristo. Eu glorifiquei-Te sobre a terra, consumando a obra que Me encarregaste de realizar. E agora, Pai, glorifica-Me junto de Ti mesmo com aquela glória que tinha em Ti, antes que houvesse mundo. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo Me deste. Eram teus e Tu mos deste e eles guardam a tua palavra. Agora sabem que tudo quanto Me deste vem de Ti, porque lhes comuniquei as palavras que Me confiaste e eles receberam-nas: reconheceram verdadeiramente que saí de Ti e acreditaram que Me enviaste. É por eles que Eu rogo; não pelo mundo, mas por aqueles que Me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu; e neles sou glorificado. Eu já não estou no mundo, mas eles estão no mundo, enquanto Eu vou para Ti».

Outras leituras do dia: Act 20, 17-27; Sal 67 (68), 10-11. 20-21


Dito de uma forma clara e exigente: conhecer a Deus é seguir fielmente a Jesus Cristo. Trata-se, em última análise, de levar o plano de Deus a sério, como Mestre e Senhor que é. Tudo isso tem de resplandecer no caminho do crente: a glória de Deus é a vida e a felicidade do homem! Grande alegria e responsabilidade para cada um, porque implica a certeza de termos sido seleccionados como testemunhas do Senhor ressuscitado.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Aos anciãos de Éfeso diz agora Adeus;
Paulo, o apóstolo, vai subir a cidade santa,
Jerusalém, onde se encontram os judeus
Que lhe armam ciladas e a dor é tanta…

Preguei a todos a necessidade de conversão,
Obedecer ao Espírito Santo é acolher Jesus;
Esse é o caminho traçado ao coração
E irradiar no mundo o brilho da sua luz.

Luz, conhecimento do Deus verdadeiro
Para os aqueles que me foram confiados;
Possam eles, desde este anuncio primeiro,
Acolher a salvação, dizê-la em todos os lados.

Jesus rezou por nós: suficiente alegria,
Para nele sermos glorificados também,
Na dor imensa ou paixão de cada dia,
Caminho seguro para a prática do Bem.

Teófilo Minga, fms