Domingo - 20 de julho de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XVI DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Mateus 13, 24-30

Naquele tempo, Jesus disse às multidões mais esta parábola: «O reino dos Céus pode comparar-se a um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando o trigo cresceu e começou a espigar, apareceu também o joio. Os servos do dono da casa foram dizer-lhe: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem então o joio?’ Ele respondeu-lhes: ‘Foi um inimigo que fez isso’. Disseram-lhe os servos: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ ‘Não! - disse ele - não suceda que, ao arrancardes o joio, arranqueis também o trigo. Deixai-os crescer ambos até à ceifa e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em molhos para queimar; e ao trigo, recolhei-o no meu celeiro’».

Outras leituras do dia: Sab 12, 13. 16-19; Sal 85 (86), 5-6. 9-10. 15-16a; Rom 8, 26-27


A intransigência e a intolerância não são boas conselheiras, no trabalho apostólico, pois geram autossuficiência e dureza de coração. Uma coisa é a fidelidade a Deus, outra a imposição da doutrina. A Igreja propõe o Evangelho, mas não obriga ninguém a cumpri-lo à força ou pela via da violência. O pequeno torna-se grande, apenas pela graça de Deus que o sustenta.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


És um Deus que cuida de tudo,
São justos os teus julgamentos;
Mais, és nosso amparo e escudo,
Na dor de todos os momentos.

Porque sabemos, és indulgente;
Tua força é poder de salvação,
Deus de misericórdia, clemente,
Tua força é bondade de coração.

Teu Espírito é auxílio em nossa fraqueza;
Ele nos ensina como devemos rezar;
Acolhê-lo é ter em nossos braços a beleza
De um Deus que apenas sabe amar.

Amor que nos explica o Reino dos Céus,
Falando de joio, mostarda e fermento;
Estejamos atentos, nós, filhos de Deus:
Nele está o verdadeiro ensinamento.

Teófilo Minga, fms