Sábado - 19 de julho de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 12, 14-21

Naquele tempo, os fariseus reuniram conselho contra Jesus, a fim de O fazerem desaparecer. Mas Jesus, ao saber disso, retirou-Se dali. Muitos O seguiram e Ele curou-os a todos, mas intimou-os que não descobrissem quem Ele era, para se cumprir o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Eis o meu servo, a quem Eu escolhi, o meu predilecto, em quem se compraz a minha alma. Sobre ele farei repousar o meu Espírito, para que anuncie a justiça às nações. Não discutirá nem clamará, nem se fará ouvir a sua voz nas praças. Não quebrará a cana já fendida, nem apagará a torcida que ainda fumega, enquanto não levar a justiça à vitória; e as nações colocarão a esperança no seu nome».

Outras leituras do dia: Miq 2, 1-5; Sal 9 (10), 22-23. 24-25. 28-29. 35


O homem justo converte-se em consciência crítica, em relação à sociedade. Torna-se incómodo, porque põe à mostra a situação de pecado em que muitos vegetam. Ora, em vez de agradecerem essa correcção fraterna e empreenderem o caminho da conversão, alguns procuram eliminar o mensageiro que lhes anuncia a santidade de Deus. Só os que se sentem amados pelo Senhor comprazem a sua alma na suavidade e no espírito de Deus.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Ai dos que planeiam a iniquidade,
E maquinam o mal em seus leitos;
Perante os homens vivem em impunidade,
Mal e roubos parecem ser grandes feitos.

Roubam as casas e aos donos a herança…
Mas o Senhor aborrece todo este mal;
Esta raça não há de matar a esperança
Deste povo em conduta tão desleal.

Desleais são ainda, do tempo de Jesus,
Os fariseus… Não aguentas sua pregação!
É gente que está cerrada a toda a luz,
Pedra dura parece ser seu coração.

Mas os enfermos procuravam-no ainda;
E jesus, atento, a saúde lhes devolvia.
A sua conduta, sim, era a mais linda,
Porque a todos amava, a todos queria.

Teófilo Minga, fms