Quarta feira - 16 de julho de 2014

Ouvir o Evangelho


Nossa Senhora do Carmo

Evangelho segundo S. Mateus 11, 25-27

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar».

Outras leituras do dia: Is 10, 5-7. 13-16; Sal 93 (94), 5-6. 7-8. 9-10. 14-15


Jesus louva o Pai pelas revelações e confidências que transmite a seus filhos, e Maria diz bem do Senhor, porque a escolheu entre os humildes da terra. Ela é a mulher simples, a quem Deus associou ao desígnio de salvação de todos os homens. Nossa Senhora aceita com alegria esta difícil incumbência. Os prepotentes e os arrogantes deste mundo não captam o que as pessoas simples entendem, porque a mensagem de Deus é feita de amor, e só os humildes conseguem decorar e aprender a lição, que sai da inteligência e das entranhas de ternura do Pai celeste.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Assíria será o bastão do meu furor,
Porque vive no orgulho, na arrogância;
Mudar as fronteiras dos povos em seu redor…
Em suas hostes só vejo roubos e ganância.

Enfraquecerei a sua força guerreira;
Eu sou o Senhor Deus do Universo,
Quero ver a justiça na terra inteira,
Aceitando a todos no que têm de diverso.

Vemos que se revela aos mais pequenos;
Por isso bendiz o Pai, Senhor do céu e da terra;
Desprezados daqui porque sã ou têm menos,
São aqueles que o coração de Deus encerra.

Eu te bendigo Pai, que assim foi do teu agrado,
Que os que me deste aprendam a humildade;
Que todos a acolham com alegria e bom grado
Este ensino: o do Evangelho em toda a verdade.

Teófilo Minga, fms