Quarta feira - 13 de agosto de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 18, 15-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o teu irmão te ofender, vai ter com ele e repreende-o a sós. Se te escutar, terás ganho o teu irmão. Se não te escutar, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão fique resolvida pela palavra de duas ou três testemunhas. Mas se ele não lhes der ouvidos, comunica o caso à Igreja; e se também não der ouvidos à Igreja, considera-o como um pagão ou um publicano. Em verdade vos digo: Tudo o que ligardes na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligardes na terra será desligado no Céu. Digo-vos ainda: Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus. Na verdade, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles».

Outras leituras do dia: Ez 9, 1-7; 10, 18-22; Sal 112 (113), 1-2. 3-4. 5-6


O testemunho da tua humildade conquistará o coração e a vontade de quem porventura te ofendeu, por querer ou sem querer. A correcção fraterna é mais eficaz e mais nobre, quando é feita com gestos de benevolência, e não com meras admoestações e recriminações. Três irmãos têm mais imaginação, criatividade e poder de persuasão do que um só. E, se, para rezardes juntos, convidares alguém que te tenha ofendido, Cristo virá, colocar-se-á no meio de vós e levará até às mãos do Pai as súplicas e as ofertas de ambos.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Aproximai-vos, flagelos da cidade;
A cidade pecou contra seu Deus e Senhor;
Preferiu na sua boca, a mentira à verdade,
Na injustiça esqueceu-se de todo o amor.

Percorre a cidade, atravessa Jerusalém;
Na fronte de muitos, desenha a Cruz;
São os que escolheram em vida o Bem,
E souberam ainda, na escuridão, ser luz.

Sede também luz ao repreender o irmão;
Em primeiro lugar repreendei-o a sós,
Para que log fique resolvida a questão,
E, de novo, a paz se instaure entre vós.

Onde dois ou três estiveram reunidos
Em meu nome, será escutada oração;
Perdoai; sem vencedores nem vencidos,
A humildade que conquista meu coração.

Teófilo Minga, fms