Terça feira - 12 de agosto de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 18, 1-5. 10. 12-14

Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-Lhe: «Quem é o maior no reino dos Céus?». Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse-lhes: «Em verdade vos digo: Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no reino dos Céus. Quem for humilde como esta criança, esse será o maior no reino dos Céus. E quem acolher em meu nome uma criança como esta, acolhe-Me a Mim. Vede bem. Não desprezeis um só destes pequeninos. Eu vos digo que os seus Anjos vêem constantemente o rosto de meu Pai que está nos Céus. Jesus disse ainda: «Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir procurar a que anda tresmalhada? E se chegar a encontrá-la, em verdade vos digo que se alegra mais por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tresmalharam. Assim também, não é da vontade de meu Pai que está nos Céus que se perca um só destes pequeninos».

Outras leituras do dia: Ez 2, 8 – 3, 4; Sal 118 (119), 14 e 24. 72 e 103. 111 e 131


No reino de Deus, o valor e o reconhecimento do mérito obedecem a um padrão especial, em que os mais importantes são os humildes, pois a prioridade inclina-se sempre para o atendimento dos excluídos ou extraviados. Deus luta até à morte para que se não perca nenhum dos seus filhos. É perito em encontrar as ovelhas tresmalhadas e em resgatar das garras do mal os seus filhos muito amados.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Não te dês, como essa gente, à rebeldia;
Tu, filho de homem, diz o que te vou dizer;
Abre a tua boca que nela especial iguaria,
Palavra divina, Palavra-dom, vou oferecer.

É o rolo que contém gemidos, lamentações
E também queixumes contra o meu povo;
Povo de cerviz dura e de duros corações,
Incapazes de acolher o que lhes dou de novo.

Como acolhida deve ser uma criança,
Simples, mas a maior no Reino dos Céus;
Acolhei-a em meu nome, em confiança,
Sede desvelo para esses pequeninos meus.

Acolhei também a ovelha por aí perdida;
Deixai as noventa e nove nos montes,
E ide à procura daquela que está ferida.
Quero misericórdia em todos os horizontes.

Teófilo Minga, fms