Segunda feira - 11 de agosto de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 17, 22-27

Naquele tempo, estando ainda Jesus e os discípulos na Galileia, disse-lhes Jesus: «O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens, que hão-de matá-l’O; mas Ele ao terceiro dia ressuscitará». Os discípulos ficaram profundamente consternados. Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores das didracmas aproximaram-se de Pedro e perguntaram-lhe: «O vosso Mestre não paga a didracma?». Pedro respondeu-lhes: «Paga, sim». Quando chegou a casa, Jesus antecipou-Se e disse-lhe: «Simão, que te parece? De quem recebem os reis da terra impostos ou tributos? Dos filhos ou dos estranhos?». E como ele respondesse que era dos estranhos, Jesus disse-lhe: «Então os filhos estão isentos. Mas para não os escandalizarmos, vai ao mar e deita o anzol. Apanha o primeiro peixe que morder a isca, abre-lhe a boca e encontrarás um estáter. Pega nele e paga-lhes o imposto por Mim e por ti».

Outras leituras do dia: Ez 1, 2-5. 24-28c; Sal 148, 1-2a. 11-12. 13. 14


Cristo assumiu a nossa humanidade, com todas as suas consequências, e cumpriu escrupulosamente até as obrigações de bom cidadão. Ser cristão não nos isenta das responsabilidades sociais e morais, mas acentua-as e exige que as desempenhemos com seriedade exemplar. A doutrina social da Igreja oferece os princípios do Evangelho, que são archote luminoso para descobrir quais são os deveres que cabe ao cristão praticar na vida cívica, pessoal e pública.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


A palavra do Senhor foi dirigida a Ezequiel,
Sobre quem pairava a doce mão do Senhor;
Era chamado a dirigir a Palavra a Israel,
Por entre clarões de fogo a lembrar o sol-pôr.

Quatro seres vivos em formas humanas,
Lembram em tudo a voz do Omnipotente;
Visão no tempo em dias ou semanas,
De figura semelhante a um ser vivente.

Filho do Homem, imagem do Messias,
Entregue, como Cordeiro, no matadouro;
Tristezas de hoje serão amanhã alegrias
De brilho radiante, riqueza de um tesouro.

O Filho do Homem será morto e sepultado,
Mas ressuscitará vitorioso ao terceiro dia:
Foram vencidos a morte e também o pecado,
Páscoa de sempre e para sempre alegria.

Teófilo Minga, fms