Sábado - 23 de agosto de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 23, 1-12

Naquele tempo, Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo: «Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens, mas eles nem com o dedo os querem mover. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens: alargam as filactérias e ampliam as borlas; gostam do primeiro lugar nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e que os tratem por ‘Mestres’. Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’, porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos. Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’, porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’, porque um só é o vosso doutor, o Messias. Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».

Outras leituras do dia: Ez 43, 1-7a; Sal 84 (85), 9ab-10. 11-12. 13-14


É lamentável e ridículo que os responsáveis oficiais pela religião judaica (e cristã) anunciem e interpretem bem a mensagem evangélica, mas não revelem um comportamento exemplar. Andam à cata de prestígio e de títulos, mas são pouco compreensivos com a debilidade dos seus irmãos. Bem diferente é o exemplo do Mestre, o mais doce e humilde dos servidores! Não há ninguém maior do que o Filho de Deus que, apesar de tudo, se humilhou e se entregou à morte pela salvação de todos os homens.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


A glória de Deus, vinha do Oriente;
A Terra ficou iluminada com sua glória;
Visão sublime que acolhe, de repente,
A presença de Deus e a sua vitória.

No Templo, o trono de Deus, sua morada,
Sua presença visível, santa, aqui entre nós.
Liturgia celeste de beleza antecipada,
Onde já está nosso coração e nossa voz.

Por isso observemos as obras do Senhor,
Dentro da coerência sempre requerida;
Dizer e não fazer, não há coisa pior,
Existência falsa, existência dividida.

Não espereis que vos chamem doutor;
Um só é vosso doutor: o Messias anunciado;
Será o servo que entre vós será o maior;
Vede: aquele que se humilha, será exaltado.

Teófilo Minga, fms