Domingo - 24 de agosto de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XXI DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Mateus 16, 13-20

Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?». Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus». Então, Jesus ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que Ele era o Messias.

Outras leituras do dia: Is 22, 19-23; Sal 137 (138), 1-2a. 2bc-3. 6 e 8bc; Rom 11, 33-36

Santo do dia
S. Bartolomeu, Apóstolo


Alguns vangloriam-se de se entenderem bem e directamente com Deus, sem necessitarem de intermediários. É um puro engano. Cristo fundou a Igreja e colocou Pedro como responsável e guarda do rebanho, para o conduzir até Deus. Crer no Senhor, e pôr de lado os ministros de Deus e a Igreja, é uma desculpa esfarrapada para justificar a ausência de uma prática religiosa coerente com a fé cristã.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Meu servo Eliacim receberá todo o poder,
O poder que lhe darei sobre Jerusalém;
Será trono de glória que todos possam ver,
Há de abrir e fechar, em tudo para o Bem.

Para revelar sempre a profunda riqueza,
Assim como a sabedoria e a ciência de Deus,
E também o seu pensamento a sua beleza.
Beleza infinita que liga a Terra aos Céus.

Para chegarmos ao Senhor, há mediações:
Pedro será o primeiro pilar da Igreja;
Será pescador de homens e de corações,
Para que hoje e sempre o mundo veja,

Sobre a Terra, a salvação do Senhor:
Não é João Batista, nem mesmo Jeremias;
É o que revela a face de Deus todo amor,
E nos acolhe no amor ao longo dos dias.

Teófilo Minga, fms