Segunda feira - 25 de agosto de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 23, 13-22

Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque fechais aos homens o reino dos Céus: vós não entrais nem deixais entrar os que o desejam. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque dais volta ao mar e à terra, para fazerdes um convertido, mas, tendo-o conseguido, fazeis dele um merecedor da Geena, duas vezes mais do que vós. Ai de vós, guias cegos, que dizeis: ‘Quem jurar pelo santuário a nada se obriga; mas quem jurar pelo ouro do santuário tem de cumprir’. Insensatos e cegos! Que vale mais: o ouro ou o santuário que santifica o ouro? Dizeis também: ‘Quem jurar pelo altar a nada se obriga; mas quem jurar pela oferenda que está sobre o altar tem de cumprir’. Cegos! Que vale mais: a oferenda ou o altar que santifica a oferenda? Na verdade, quem jura pelo altar jura por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo Santuário jura por ele e por Aquele que o habita. E quem jura pelo Céu jura pelo trono de Deus e por Aquele que nele está sentado».

Outras leituras do dia: 2 Tes 1, 1-5. 11b-12; Sal 95 (96), 1-2a. 2b-3. 4a e 5


Jesus denuncia e desmascara a incoerência hipócrita dos fariseus: não entram no Reino, e impedem os demais de o fazer; granjeiam adeptos, mas fecham-lhes a porta da salvação; obrigam-nos a compromissos, que eles próprios são incapazes de observar; falam de Deus, mas vivem de costas voltadas para a sua lei e para o seu amor. São guias cegos e insensatos, que se recusam a ver o essencial; juram, mas não têm suficiente credibilidade, porque o fazem de má fé.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Convosco estejam sempre a saúde e a graça
E também a paz de Deus e de Jesus Cristo;
Damos louvor a Deus no tempo que passa,
Pelo que entre vós temos sentido e visto.

Nos orgulhamos pele vossa constância na fé;
Tendes sido fiéis em todas as perseguições;
Como é forte vossa adesão a Jesus de Nazaré:
Na alegria, Ele é o centro dos vossos corações,

Continuai assim; não como os escribas e fariseus
Que estão longe de viver na justiça e na verdade;
Fecham aos homens o caminho do Reino dos Céus,
São hipócritas, vivem longe de toda a verdade.

Cegos que conduzem outros cegos, pobres coitados;
Dão volta ao mar e à terra para fazer um convertido;
Mas neles é a hipocrisia mais subtil, em todos os lados:
Impõem aos outros a lei que eles votam ao olvido.

Teófilo Minga, fms