Quinta feira - 11 de setembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 6, 27-38

Naquele tempo, Jesus falou aos seus discípulos, dizendo: «Digo-vos a vós que Me escutais: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam. Abençoai os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos injuriam. A quem te bater numa face, apresenta-lhe também a outra; e a quem te levar a capa, deixa-lhe também a túnica. Dá a todo aquele que te pedir e ao que levar o que é teu, não o reclames. Como quereis que os outros vos façam, fazei-lho vós também. Se amais aqueles que vos amam, que agradecimento mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam. Se fazeis bem aos que vos fazem bem, que agradecimento mereceis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestais àqueles de quem esperais receber, que agradecimento mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, a fim de receberem outro tanto. Vós, porém, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem nada esperar em troca. Então será grande a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, que é bom até para os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á: deitar-vos-ão no regaço uma boa medida, calcada, sacudida, a transbordar. A medida que usardes com os outros será usada também convosco».

Outras leituras do dia: 1 Cor 8, 1b-7. 11-13; Sal 138 (139), 1-2 e 3b. 13-14ab. 23-24


É esta a lógica do seguimento de Cristo: amar os outros de forma incondicional. Isso implica fazer gestos magnânimos e de amor fraterno; aproximar-se de quem nos odeia e amaldiçoa; oferecer a outra face e ter compaixão; saber agradecer e fazer o bem sem esperar nada em troca; ser misericordioso e não julgar nem condenar os demais. São atitudes que revelam fortaleza de alma e vontade de apreciar e valorizar os irmãos, por serem quem realmente são: verdadeiros filhos de Deus. Deus é extraordinário em tudo o que faz, porque ama, perdoa e recompensa liberalmente, como mais ninguém no mundo é capaz de o fazer.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Que é um ídolo? Um ídolo não é nada no mundo,
E não há outro Deus a não ser o nosso verdadeiro.
As carnes imoladas aos ídolos ou tudo o que é imundo
Estejam longe de vós; em tudo Deus seja o primeiro.

Um só é o Deus por quem tudo foi criado,
Mas nem todos têm esta ciência divina!
Se um alimento deixa o vosso coração manchado,
Deixai-o e vossa atitude será grande; ilumina

Tantos outros que querem viver o Evangelho,
Na beleza do seu ensino e apelo de sua exigência;
É Palavra-convite a deixar para trás o homem velho,
E a começar cada dia renovada existência.

Sim, eu vos proponho até o amor dos inimigos!
Que agradecimento mereceis se fazeis o bem
Apenas aos que vos amam, aos vossos amigos?
O Evangelho é Palavra que convida a ir mais além.

Teófilo Minga, fms