Sexta feira - 12 de setembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Santíssimo Nome de Maria

Evangelho segundo S. Lucas 6, 39-42

Naquele tempo, disse Jesus aos discípulos a seguinte parábola: «Poderá um cego guiar outro cego? Não cairão os dois nalguma cova? O discípulo não é superior ao mestre, mas todo o discípulo perfeito deverá ser como o seu mestre. Porque vês o argueiro que o teu irmão tem na vista e não reparas na trave que está na tua? Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o argueiro que tens na vista’, se tu não vês a trave que está na tua? Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista e então verás bem para tirar o argueiro da vista do teu irmão».

Outras leituras do dia: 1 Cor 9, 16-19. 22b-27; Sal 83 (84), 3. 4. 5-6. 12


Trazemos enraizado em nós o instinto de julgar e montamos tribunais ambulantes e permanentes contra os demais, a quem acusamos, censuramos, sentenciamos e condenamos implacável e inapelavelmente. Cristo convida-nos a mudar de profissão e a compreender e respeitar os outros; a não pronunciar sentenças na ausência do arguido, nem a armar-nos em juízes inflexíveis. Temos de estar sempre ao lado e do lado do irmão, e nunca sobre ele ou contra ele: “A medida que usarmos para com os outros, ser-nos-á aplicada também a nós!”.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Anunciar o Evangelho é para mim um título de glória,
E exclamo: “Pobre de mim, se não o evangelizar!”
O Evangelho é a razão da minha vida, minha glória,
Mesmo nas dificuldades não deixarei de pregar.

Fiz-me judeu com os judeus, para ganhar os judeus;
Fiz-me fraco com os fracos para os ganhar também;
A minha glória é conquistar filhos e mais filhos para Deus,
E com Cristo, meu mestre, passar pela vida fazendo o Bem.

Vede, não quero ser cego a guiar outro cego,
Muito menos para os outros ser juiz e tribunal;
Tem outro fundamento a doutrina que prego:
Vem de Jesus, mestre dos mestres, sem igual.

Vós que vedes o argueiro no olho do irmão,
Acautelai-vos, no vosso pode estar uma trave;
Não sejais hipócritas de duplo coração,
Viver assim é mentira e mentira grave.

Teófilo Minga, fms