Sábado - 13 de setembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 6, 43-49

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto: não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas das sarças. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, da sua maldade tira o mal; pois a boca fala do que transborda do coração. Porque Me chamais ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que vos digo? Vou mostrar-vos a quem se assemelha todo aquele que vem ter comigo, ouve as minhas palavras e as põe em prática. É semelhante a um homem, que, para construir a casa, escavou, aprofundou e assentou os alicerces sobre a rocha. Quando veio uma cheia, a torrente irrompeu contra aquela casa, mas não a pôde abalar, porque estava bem construída. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem que construiu a casa sobre a terra, sem alicerces. A torrente irrompeu contra aquela casa, que imediatamente desabou; e foi grande a sua ruína».

Outras leituras do dia: 1 Cor 10, 14-22; Sal 115 (116), 12-13. 17-18

Santo do dia
S. João Crisóstomo, bispo e doutor da Igreja


Deus, como experiente e eficaz agricultor, compara-nos a uma árvore de boa qualidade, que só produz bons frutos. Somos apelidados igualmente de casa de Deus, e Deus revela-se um óptimo construtor, porque nos edificou à sua imagem e semelhança. Como moradores experientes, devemos aprender o jeito deste engenheiro e mestre, para conservarmos e repararmos artisticamente a nossa casa, e prevermos eventuais intempéries que a podem deteriorar ou abalar. Uma derrocada humana, conclui a última passagem deste Evangelho, pode transformar-se numa ruína catastrófica e total. Mas, mesmo que sobrevenha uma devastação espiritual, fica-nos sempre a possibilidade de reerguermos e restaurarmos a casa da nossa vida, através do sacramento da Reconciliação.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Por isso, meus amigos, cristãos, fugi da idolatria:
Beber o sangue de Cristo é construir comunhão;
Comungar ao seu corpo é caminho de alegria,
Somos um só corpo, os que comungamos desse pão.

Deixai-vos pois de carnes imoladas, de facto, o pecado;
Não esteja o pecado de modo algum em vossa vida;
Beber o cálice santo do Senhor é estar do “outro lado”,
O lado de Deus connosco, Ele nos levanta de toda a caída.

Com Ele seremos boa árvore, fruto de qualidade,
O que importa para o Reino e sua construção.
Do homem mau, que esperamos? Apenas maldade;
O homem bom é tesouro de Deus em seu coração.

Ponde em prática, pois, os meus mandamentos,
Sereis construção firme, edificada sobre a rocha;
Estareis preparados para resistir a todos os ventos
E, em vós, no mundo, meu Reino será construído.

Teófilo Minga, fms