Quinta feira - 18 de setembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 7, 36-50

Naquele tempo, um fariseu convidou Jesus para comer com ele. Jesus entrou em casa do fariseu e tomou lugar à mesa. Então, uma mulher – uma pecadora que vivia na cidade – ao saber que Ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com perfume; pôs-se atrás de Jesus e, chorando muito, banhava-Lhe os pés com as lágrimas e enxugava-lhos com os cabelos, beijava-os e ungia-os com o perfume. Ao ver isto, o fariseu que tinha convidado Jesus pensou consigo: «Se este homem fosse profeta, saberia que a mulher que O toca é uma pecadora». Jesus tomou a palavra e disse-lhe: «Simão, tenho uma coisa a dizer-te». Ele respondeu: «Fala, Mestre». Jesus continuou: «Certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos denários e o outro cinquenta. Como não tinham com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles ficará mais seu amigo?». Respondeu Simão: «Aquele – suponho eu – a quem mais perdoou». Disse-lhe Jesus: «Julgaste bem». E voltando-Se para a mulher, disse a Simão: «Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não Me deste água para os pés; mas ela banhou-Me os pés com as lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Não Me deste o ósculo; mas ela, desde que entrei, não cessou de beijar-Me os pés. Não Me derramaste óleo na cabeça; mas ela ungiu-Me os pés com perfume. Por isso te digo: São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama». Depois disse à mulher: «Os teus pecados estão perdoados». Então os convivas começaram a dizer entre si: «Quem é este homem, que até perdoa os pecados?». Mas Jesus disse à mulher: «A tua fé te salvou. Vai em paz».

Outras leituras do dia: 1 Cor 15, 1-11; Sal 117 (118), 1-2. 16ab-17. 28-29


Aparece uma intrusa, em casa de um homem considerado honesto e religioso: uma pecadora pública da cidade! Surge como é: sem máscaras. A sua oração perante o Mestre é feita de silêncio e lágrimas. É uma liturgia que combina ternura, perfume e gestos de carinho. Vem dar graças a Deus, porque se sente perdoada e amada pelo Senhor. Simão, o fariseu, escandaliza-se e murmura contra o Mestre. Mas Jesus faz dela a professora do fariseu: ‘São-lhe perdoados todos os pecados, porque muito amou’. E a mulher, partiu dali, com um coração novo, fresco, a bater ao ritmo de Deus. Terá o aluno, teremos, nós também, aprendido a lição?
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Irmãos, o Evangelho que vos anunciei
É o Evangelho que sempre deveis guardar;
Mensagem de Deus, é o melhor que vos dei,
É o caminho verdadeiro para vos salvar.

Transmito-vos aquilo que eu mesmo recebi:
Jesus Cristo morreu por todo e qualquer pecado;
Jesus que apareceu aos Doze; mas eu o ouvi;
Na luz radiante, pobre aborto, ouvi seu chamado.

Chamado que agora quero dar ao mundo:
É chamado de misericórdia e de perdão;
O exemplo é o dessa mulher, exemplo profundo,
Onde Jesus revela o Pai e todo o seu coração.

Olha Simão, ela está completamente perdoada;
Ela soube como ninguém, amar até ao fim;
Por isso agora se sente plenamente amada.
Dar esperança aos pecadores: para isso eu vim.

Teófilo Minga, fms