Quinta feira - 30 de outubro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 13, 31-35

Naquele dia, aproximaram-se alguns fariseus, que disseram a Jesus: «Vai-te daqui, porque Herodes quer matar-te». Jesus respondeu-lhes: «Ide dizer a essa raposa: Eu expulso demónios e realizo curas hoje e amanhã; ao terceiro dia chego ao meu fim. Mas hoje, amanhã e depois de amanhã, devo seguir o meu caminho, porque não é possível que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que te são enviados, quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha recolhe os pintainhos debaixo das suas asas! Mas vós não quisestes. Pois bem. A vossa casa vai ficar abandonada. E Eu vos digo: Não voltareis a ver-Me, até chegar o dia em que direis: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!’».

Outras leituras do dia: Ef 6, 10-20; Sal 143 (144), 1. 2. 9-10


Um dos riscos que o mensageiro, o evangelizador e o catequista correm é o de lhe conspurcarem a honra, que às vezes vale mais do que a própria vida. A palavra que eles proclamam é voraz e incisiva, pois anuncia coisas agradáveis, mas denuncia também as infidelidades e o pecado dos homens. As pessoas podem perguntar-nos: Quem é este, para nos vir dar lições? Herodes andava perplexo e sobressaltado, com receio de Jesus, mas não possuía a boa fé suficiente para acreditar e iniciar a caminhada para uma verdadeira conversão. Irá até ratificar a pena da morte a João Baptista. Como declarou Jesus: “Se criticaram, amaldiçoaram e mataram o vosso Mestre e Senhor, que esperais que vos façam a vós, que sois apenas seus discípulos?”.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Tornai-vos fortes, no Senhor,
Revesti a armadura de Deus,
Para resistir em tudo ao tentador
E aos espíritos do mal, lá dos céus.

Tomai em todo o tempo o escudo da fé;
Recebei ainda o capacete da salvação
E também a espada do Espírito que é
A Palavra de Deus, nossa força e pão.

Assim protegidos vamos adiante,
Sem medo de Herodes e outros que tais:
Deus e seu plano a todo o instante,
Ajudando-nos uns aos outros mais e mais.

Como os profetas teremos que sofrer,
Não foi outra a sorte do enviado, Jesus!
O que não fez em Jerusalém para dizer
O rosto de Deus. Mas acabou numa Cruz.

Teófilo Minga, fms