Quarta feira - 29 de outubro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 13, 22-30

Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?». Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: ‘Abre-nos, senhor’; mas ele responder-vos-á: ‘Não sei donde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste nas nossas praças’. Mas ele responderá: ‘Repito que não sei donde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade’. Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa no reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos».

Outras leituras do dia: Ef 6, 1-9; Sal 144 (145), 10-11. 12-13ab. 13cd-14


Comer e beber com Cristo, ouvi-l’O nas praças públicas ou do púlpito abaixo, não serve de barómetro ou padrão para medir o nosso grau de fidelidade ao Pai. A conduta cristã pauta-se pela adesão ao Evangelho do Senhor. É Ele que nos indigita e escolhe. Temos de ser vistos previamente, amados, agraciados e apreciados por Ele. É Ele que nos faz saltar da fila dos últimos para a dos primeiros. Podemos conhecê-lo teórica e razoavelmente bem, mas não sermos reconhecidos por Ele. É o seu olhar que nos salva, nos distingue e nos endereça o convite para nos sentarmos à mesa do seu Reino.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Filhos, obedecei em tudo a vossos pais;
“Honra teu pai e tua mãe” é o mandamento.
Filhos, em tudo mostrareis que os amais:
Seja a vossa preocupação todo o momento.

E vós pais não exaspereis vossos filhos;
Criai-os com a educação que vem do Senhor;
Encaminhai-os sempre pelos melhores trilhos,
Esta é a educação que nasce e vem do amor.

É a educação que faz apelo à coerência,
É o apelo a entrar pela porta estreita,
A que conduz à verdadeira existência
Que escolhe Deus e em Deus é satisfeita.

Em vida descuidada, podeis ficar fora
Do Reino onde se encontra Abraão,
E Isaac… o Reino de Deus onde mora
Ou deve morar, unificado, nosso coração.

Teófilo Minga, fms