Terça feira - 28 de outubro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 6, 12-19

Naqueles dias, Jesus subiu ao monte para rezar e passou a noite em oração a Deus. Quando amanheceu, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu também o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu, Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelota; Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. Depois desceu com eles do monte e deteve-Se num sítio plano, com numerosos discípulos e uma grande multidão de pessoas de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidónia. Tinham vindo para ouvir Jesus e serem curados das suas doenças. Os que eram atormentados por espíritos impuros também ficavam curados. Toda a multidão procurava tocar Jesus, porque saía d’Ele uma força que a todos sarava.

Outras leituras do dia: Ef 2, 19-22; Sal 18 A, 2-3. 4-5

Santo do dia
S. Simão e S. Judas, Apóstolos


Discernir para melhor escolher é uma dádiva que advém sempre da oração. Cristo tinha necessidade de seguidores e colaboradores, para levar a Boa Notícia a todos os recantos da terra e serem suas testemunhas até à doação da própria vida. Lançou, então, os olhos sobre os Doze, que já trazia no coração e que conquistaram todo o seu afecto. Concedeu-lhes poderes para permanecerem com Ele, irem aonde Ele havia de ir e serem porta-vozes da sua palavra e da vontade do Pai.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Já não sois estrangeiros, nem imigrantes;
Sois, ao contrário, concidadãos dos santos;
Isto é, sois de Deus, em todos os instantes.
Ide, pois, pelo mundo a todos os cantos,

Que, por Ele, sois uma construção divina,
Sobre os Apóstolos e Profetas edificada;
Sois o meu corpo, templo santo que ilumina
O mundo na sua lenta e difícil caminhada.

Cristo é a pedra angular desta construção,
Daqueles que escolheu na manhã de um dia,
Depois de uma noite inteiras em oração,
Em que ao Pai seus planos e futuro oferecia.

São as Doze colunas da Igreja, no mundo:
Percorrei seus caminhos em atenta missão
Aos enfermos, aos pobres. Um amor profundo
Liga-os ao Mestre: homens de indiviso coração.

Teófilo Minga, fms