Segunda feira - 13 de outubro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 11, 29-32

Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».

Outras leituras do dia: Gal 4, 22-24. 26-27. 31 – 5, 1; Sal 112 (113), 1-2. 3-4. 5a e 6-7


Não será dado outro sinal ao cristão e ao descrente do que o do sepulcro vazio. Jesus ressuscitou e está vivo entre nós. O sepulcro, sem o cadáver do Crucificado, é apenas uma prova circunstancial. A verdadeira credibilidade radica no cumprimento da palavra de Cristo: “Ressuscitarei ao terceiro dia”. Mais do que de argumentos racionais, necessitamos de verificar e secundar o trabalho que o Pai e o Espírito Santo levam a efeito, discreta e eficientemente, no coração de cada crente. Graças a Deus, há imensos homens e mulheres que, sem transportarem o dístico de cristãos, nos ensinam a fazer o bem, lutam por causas justas, exercem um voluntariado generoso e responsável e defendem acerrimamente os direitos dos mais pobres e explorados. Iremos ficar surpreendidos quando, no dia do juízo final, sentirmos a nosso lado essas testemunhas heróicas e anónimas, audazes e credíveis, do amor de Deus pela nossa terra!
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Teve dois filhos, nosso pai Abraão;
Um da mulher livre; outro da escrava;
Esta foi a que gerou para a escravidão,
E Sara, na liberdade de filha, gerava.

Cristo também nos libertou para a liberdade;
Não sejamos, pois, aquela geração perversa
Que pede sinais mas que vive na falsidade:
De Jesus, esta gente é gente bem adversa.

Têm o sinal de Jonas; outro não será dado;
Jonas, pasto da baleia, foi o grande sinal;
Agora é Jesus e sua pregação ao nosso lado;
Estejamos atentos: sua mensagem é crucial.

Vem a rainha do sul ouvir a Salomão;
Os homens de Nínive fazem penitência.
E vós, estulta geração, ouvis minha pregação
E continuais assim em medíocre existência.

Teófilo Minga, fms