Segunda feira - 20 de outubro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 12, 13-21

Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: «Mestre, diz a meu irmão que reparta a herança comigo». Jesus respondeu-lhe: «Amigo, quem Me fez juiz ou árbitro das vossas partilhas?». Depois disse aos presentes: «Vede bem, guardai-vos de toda a avareza: a vida de uma pessoa não depende da abundância dos seus bens». E disse-lhes esta parábola: «O campo dum homem rico tinha produzido excelente colheita. Ele pensou consigo: ‘Que hei-de fazer, pois não tenho onde guardar a minha colheita? Vou fazer assim: Deitarei abaixo os meus celeiros para construir outros maiores, onde guardarei todo o meu trigo e os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Minha alma, tens muitos bens em depósito para longos anos. Descansa, come, bebe, regala-te’. Mas Deus respondeu-lhe: ‘Insensato! Esta noite terás de entregar a tua alma. O que preparaste, para quem será?’ Assim acontece a quem acumula para si, em vez de se tornar rico aos olhos de Deus».

Outras leituras do dia: Ef 2, 1-10; Sal 99 (100), 2. 3. 4. 5


A avareza e a inveja são irmãs gémeas, e ambas são malévolas e daninhas. A avareza armazena haveres na carteira, mas não permite que os demais usufruam deles. A inveja não suporta que os outros sejam felizes. Vive em constante rivalidade e ciúme, e deseja, sobretudo, a desgraça do vizinho. O que mais dói no homem desta parábola é a sua solidão: não tem nome, nem amigos, nem família; transformou-se numa coisa, falsificou-se a si mesmo, converteu-se num excomungado, em alguém fechado sobre si próprio. Ora o homem nasceu para ser litúrgico: para dar graças, comunicar, repartir e oferecer aos demais o produto das suas mãos e do seu coração.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Efésios, a obra de Cristo em vós
Vos liberta de todo o pecado;
Na ação de graças, uni-vos a nós
E louvemos a Jesus, o ressuscitado.

Estamos salvos pela sua graça,
Em vós está o poder da sua Ressurreição;
Vitória sobre o mal no mundo que passa
E faz de nós seu povo, sua eleição.

Vivamos como povo eleito do Senhor
E não como o homem rico do Evangelho;
Tanta riqueza que nem sabia onde a pôr.
E pensa: que farei? Segue seu conselho.

E aumenta ainda mais os seus celeiros.
Insensato que penda só em si, na avareza.
Tinha esquecido os valores verdadeiros.
Esquecera até o céu e a sua beleza.

Teófilo Minga, fms