Domingo - 19 de outubro de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO XXIX DO TEMPO COMUM

Evangelho segundo S. Mateus 22, 15-21

Naquele tempo, os fariseus reuniram-se para deliberar sobre a maneira de surpreender Jesus no que dissesse. Enviaram-Lhe alguns dos seus discípulos, juntamente com os herodianos, e disseram-Lhe: «Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas, segundo a verdade, o caminho de Deus, sem te deixares influenciar por ninguém, pois não fazes acepção de pessoas. Diz-nos o teu parecer: É lícito ou não pagar tributo a César?». Jesus, conhecendo a sua malícia, respondeu: «Porque Me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo». Eles apresentaram-Lhe um denário e Jesus perguntou: «De quem é esta imagem e esta inscrição?». Eles responderam: «De César». Disse-Lhes Jesus: «Então, dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus».

Outras leituras do dia: Is 45, 1. 4-6; Sal 95 (96), 1 e 3. 4-5. 7-8. 9-10a.c; 1 Tes 1, 1-5b

Santo do dia
S. Paulo da Cruz, presbítero


Parece que Jesus se furta a responder à pergunta dos fariseus e herodianos. Jesus diz para devolver ao poder civil o que lhe pertence, mas não para copiar os seus métodos: nesse caso, quase sempre Cristo e o Evangelho ficam prejudicados. Certas alianças com os poderes do mundo não vão na linha da glória de Deus. É preciso devolver ao homem a imagem e a semelhança com o Senhor. Às vezes, César pretende converter-se em Deus e transforma-se num ridículo ídolo. Se apresentamos Deus com as feições de César, fazemos d‘Ele uma espécie de palhaço blasfemo. Dar a Deus o que lhe diz respeito é restituir a voz, os direitos e a dignidade aos pobres, excluídos, explorados e vítimas de injustiças.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Tu, Ciro, estrangeiro, serás meu ungido,
A quem tomei, cm atenção, pela mão direita;
Não me conheces, mas és o meu escolhido:
Libertarás a nação que por mim foi eleita.

Escolhi também Paulo, apóstolo apaixonado;
Pelos Tessalonicenses reza sem cessar;
Comunidade eleita, longe de todo o pecado,
Ao abrir-se ao Espírito que os há de santificar.

Comunidade bem diferente daqueles fariseus
Que querem surpreender Jesus em cilada fatal;
Não são sinceros e todos os planos seus
São pura hipocrisia, construídos sobre o mal.

Hipócritas que me tentais! Mostrai-me a moeda.
De quem é esta imagem e ainda esta inscrição?
Hipócrita, na vossa resposta está a queda
De tudo o que quereis; convertei-vos de coração.

Teófilo Minga, fms