Sábado - 18 de outubro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 10, 1-9

Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’».

Outras leituras do dia: 2 Tim 4, 9-17b; Sal 144, 10-11. 12-13. 17-18

Santo do dia
S. Lucas, Evangelista


O Evangelho de Deus, que se destina a ser espalhado pela face da terra, não precisa de outros meios para se difundir, a não ser, e só, o próprio Evangelho. Tudo o mais pode estorvar e confundir os ouvintes, bem como o próprio evangelizador. O máximo dom que o mensageiro tem de distribuir liberalmente, por todas as casas e famílias, é a paz. Não precisa de patrocinadores, de ajudas de custo, nem que o considerem e aclamem como herói. Tem por obrigação curar os enfermos e gritar bem alto este pregão, que é consolador, gratificante e salvífico: “No meio de vós, está a crescer, cada dia mais, o Reino de Deus”.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Timóteo, tudo suporto pelos eleitos,
Para que alcancem a glória e a salvação;
Convido-te a olhar Jesus e os seus feitos,
Para o amares até ao fim, de todo o coração.

Apresenta-te diante de Deus como trabalhador,
Que proclama corretamente a Palavra da verdade,
A Palavra divina que é o rosto de Deus amor,
Revelação que traz ao tempo a eternidade.

Sê apóstolo como aqueles setenta e dois,
Mandados a tantos lugares e cidades,
Proclamar a Palavra de Deus e continuar depois,
Apóstolo decidido de todas as idades.

Na missão não penseis em riquezas,
Parti sim, a ensinar as pessoas e a gentes;
Curai os enfermos, devolvendo-lhes a beleza
De uma vida para Deus em todas as frentes.

Teófilo Minga, fms