Sexta feira - 17 de outubro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 12, 1-7

Naquele tempo, a multidão afluía aos milhares, a ponto de se atropelarem uns aos outros. E Jesus começou a dizer, em primeiro lugar para os seus discípulos: «Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada encoberto que não venha a descobrir-se, nem há nada oculto que não venha a conhecer-se. Por isso, tudo o que tiverdes dito às escuras será ouvido à luz do dia e o que tiverdes dito aos ouvidos, nos aposentos interiores, será proclamado sobre os telhados. Digo-vos a vós, meus amigos: Não temais os que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: Temei Aquele que, depois de matar, tem poder para lançar na Geena. Sim, Eu vos digo, a Esse é que deveis temer. Não se vendem cinco passarinhos por duas moedas? Contudo, nenhum deles é esquecido diante de Deus. Mais ainda, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais. Valeis mais do que todos os passarinhos».

Outras leituras do dia: Ef 1, 11-14; Sal 32 (33), 1 e 3. 4-5. 12-13

Santo do dia
S. Inácio de Antioquia, bispo e mártir


Tudo o que é obra da graça merece vir a público, ser proclamado e confessado como dom generoso de Deus. Somos filhos queridos do Pai e a ninguém devemos temer. O seu carinho vela e protege diariamente cada um de nós. À sua sombra e sob o pálio da sua presença, nem o Maligno tem a ousadia de nos enfrentar. Valemos mais do que uma revoada de passarinhos. O Pai celeste jamais esquecerá ou renegará qualquer dos seus filhos. A nossa vida e toda a nossa riqueza interior estão guardadas e defendidas pelo advogado das nossas almas, o Espírito Santo. Somos infinitamente válidos e valiosos, aos olhos de Deus.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Também em Cristo fomos escolhidos,
Somos sua herança e nele predestinados,
Na sua oferta na Cruz fomos redimidos,
Para depois, na Igreja, sermos santificados.

Nele ouvimos a palavra da verdade,
O Evangelho que nos alva mediante a fé;
A nossa herança é, pois, a eternidade,
Foi-nos conquistada por Jesus de Nazaré.

Tomai cuidado com o fermento da hipocrisia,
Porque tudo o que é oculto, será revelado,
Tudo será exposto à luz radiante do dia
E no alto dos telhados será proclamado.

Dos que matam o corpo não tenhais medo;
Vós valeis mais que todos os passarinhos;
Eu cuido de vós com todo o carinho e enlevo,
Companheiro vosso em todos os caminhos.

Teófilo Minga, fms