Sexta feira - 10 de outubro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 11, 15-26

Naquele tempo, Jesus expulsou um demónio, mas alguns dos presentes disseram: «É por Belzebu, príncipe dos demónios, que Ele expulsa os demónios». Outros, para O experimentarem, pediam-Lhe um sinal do céu. Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse: «Todo o reino dividido contra si mesmo, acaba em ruínas e cairá casa sobre casa. Se Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. Ora, se Eu expulso os demónios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso eles mesmos serão os vossos juízes. Mas se Eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, então quer dizer que o reino de Deus chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão em segurança. Mas se aparece um mais forte do que ele e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. Quem não está comigo está contra Mim e quem não junta comigo dispersa. Quando o espírito impuro sai do homem, anda a vaguear por lugares desertos à procura de repouso. Como não o encontra, diz consigo: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Quando lá chega, encontra-a varrida e arrumada. Então vai e toma consigo sete espíritos piores do que ele, que entram e se instalam nela. E o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro».

Outras leituras do dia: Gal 3, 7-14; Sal 110 (111), 1-2. 3-4. 5-6


O verdadeiro seguidor de Jesus não pode andar a balancear-se entre dois amores, sobretudo se estes se opõem e autoexcluem. O discípulo optou pelo seu Mestre, Senhor do céu e da terra. Os ouvintes, a quem foi enviado, podem persegui-lo, tentar boicotar o seu trabalho, torná-lo um sinal de contradição, mas só ele sabe que os milagres que porventura opera provêm da mão e da força do seu Senhor, e que foi enviado para anunciar e confirmar a fé dos seus irmãos. Está possesso pelo Espírito de Deus, desde o dia do Baptismo. Tem de lutar e seguir as pegadas do seu Mestre. Deve eliminar e exorcizar tudo o que deforma e estraga um ser humano, para que a sua vida seja verdadeiramente saudável e o ‘seu estado atual não se torne pior do que o primeiro’.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Somos salvos pela fé, como filhos de Abraão;
Por Abraão também chegam os gentios à fé,
Caminho verdadeiro e único para a salvação,
Que nos é oferecida em Jesus de Nazaré.

Na fé todos somos acolhidos e abençoados,
Por Aquele que foi suspenso no madeiro;
No seu sofrimento todos somos renovados,
O Homem Novo como no instante primeiro.

O Homem Novo que se encontra em Jesus;
Em Jesus bebemos o sangue da nova vida;
Sua Palavra torna-se em nós radiante luz;
Convite sereno a ter ao Céu a alma erguida.

Evitando assim em nós toda a divisão,
Que em nada acaba todo o reino dividido;
Somos chamados a viver em santa união;
E unidos assim, nada em nós será destruído.

Teófilo Minga, fms