Quinta feira - 9 de outubro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 11, 5-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se algum de vós tiver um amigo, poderá ter de ir a sua casa à meia-noite, para lhe dizer: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque chegou de viagem um dos meus amigos e não tenho nada para lhe dar’. Ele poderá responder lá de dentro: ‘Não me incomodes; a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados e não posso levantar-me para te dar os pães’. Eu vos digo: Se ele não se levantar por ser amigo, ao menos, por causa da sua insistência, levantar-se-á para lhe dar tudo aquilo de que precisa. Também vos digo: Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque quem pede recebe; quem procura encontra e a quem bate à porta, abrir-se-á. Se um de vós for pai e um filho lhe pedir peixe, em vez de peixe dar-lhe-á uma serpente? E se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á um escorpião? Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedem!».

Outras leituras do dia: Gal 3, 1-5; Sal Lc 1, 69-70. 71-72. 73-75


Nem sempre pedimos o que mais convém, referem são Paulo e são Tiago. O Espírito Santo é que ora em nós e nos ensina a solicitar o indispensável e a lidar amorosamente com o Pai. Rezamos mal, porque solicitamos coisas mesquinhas e inúteis, e Deus gostaria que fôssemos mais atrevidos e pedíssemos o essencial e o quase impossível. Rezamos mal, porque queremos que Deus nos facilite a solução de todos os problemas, em vez de lhe impetrarmos inteligência, criatividade e lucidez para descobrir a forma de nós mesmos os resolvermos. Rezamos mal, porque pretendemos forçar Deus a aceitar as nossas perspectivas pessoais, quando nos deveríamos abandonar inteiramente ao seu plano salvador. Deus conhece as nossas necessidades reais, mas muitas vezes não as encontra expressas nem identificadas no contexto oração que Lhe dirigimos.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Oh Gálatas insensatos! Quem vos enfeitiçou?
Não vos expus eu, Jesus Cristo crucificado?
E também o Espírito que o Senhor mesmo doou?
A pregação da fé, ou por aí, algum iluminado?

Só a pregação da fé traz Deus no vosso ser,
E o Espírito que opera obras maravilhosas
E é o caminho para sempre vos converter:
Nele experimentareis coisas grandiosas!

Mesmo a capacidade de responder a um amigo,
Que a altas horas da noite vem pedir e suplicar.
Não me incomodes: meus filhos estão ao abrigo,
Deixa-me em paz, agora é noite para descansar.

Mas se o amigo continua na sua insistência,
Levantar-se-á para depois dormir em paz.
Assim vós: pedi sempre que eu sou clemência,
Mesmo àquela hora, de mãos vazias não irás.

Teófilo Minga, fms