Quarta feira - 8 de outubro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 11, 1-4

Naquele tempo, estava Jesus em oração em certo lugar. Ao terminar, disse-Lhe um dos discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João Baptista ensinou também os seus discípulos». Disse-lhes Jesus: «Quando orardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso reino; dai-nos em cada dia o pão da nossa subsistência; perdoai-nos os nossos pecados, porque também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixeis cair em tentação’».

Outras leituras do dia: Gal 2, 1-2. 7-14; Sal 116 (117), 1. 2


Jesus rezava, porque precisava de se identificar com o projeto do Pai e de penetrar no íntimo da sua cumplicidade. Os dons que Deus nos entrega são sempre contagiosos e explosivos. Quando Deus nos concede algo, ensina-nos a dar; a ternura que nos dedica incita-nos a perdoar; o seu amor converte-nos em instrumentos de paz e de reconciliação. A oração causa-nos medo, porque Deus a atende sempre favoravelmente. O Pai nunca nos nega o essencial, que é normalmente aquilo que nos esquecemos de colocar na lista dos pedidos. Orar é declarar a Deus: ‘Dai-me o que quiserdes, o que achardes melhor para mim, pois sou vosso filho e sei que me amais perdidamente e que só sabeis presentear-me com coisas boas. Depois, pedi-me o que for da vossa vontade!’
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


E assim fui enviado aos gentios,
A proclamar a Palavra de Jesus;
Anunciei-a sempre livre de desvios,
Propondo-a a todos, verdadeira luz.

Anunciar a Palavra foi uma graça;
Ajudaram-nos, assim coo a Barnabé,
Sem medo, como uma onda que passa,
Dissemos o mistério de Jesus de Nazaré.

Convidando circuncisos e gentios à oração,
Tal como Jesus, tinha ensinado outrora;
Dai-nos em cada dia também o pão,
Ajudai-nos a perdoar sempre, aqui e agora.

Depois, não nos deixeis cair em tentação
E pedi que o meu nome seja santificado;
Oração genuína que nos leva à conversão,
A viver segundo a palavra por todo o lado.

Teófilo Minga, fms