Terça feira - 7 de outubro de 2014

Ouvir o Evangelho


Nossa Senhora do Rosário

Evangelho segundo S. Lucas 10, 38-42

Naquele tempo, Jesus entrou em certa povoação e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria, que, sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço. Interveio então e disse: «Senhor, não Te importas que minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe que venha ajudar-me». O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada».

Outras leituras do dia: Gal 1, 13-24; Sal 138 (139), 1-2 e 3b. 13-14ab. 14c-15


O eventual dilema entre oração e contemplação vem já de longe. A primazia deve ser dada sempre a Deus, mas sem hipocrisias nem discriminações, pois não é sensato nem sério refugiar-se na contemplação e esquecer-se dos irmãos. Da mesma forma, constitui um equívoco pensar que se pode praticar a caridade, colocando Deus de lado. Maria, a contemplativa aos pés do Senhor, diz-nos que há maravilhas a mais no mundo, mas faltam os verdadeiros admiradores. Só estimamos a Deus, quando estacionamos junto ao seu coração, o fixamos amorosamente e nos deixamos surpreender e obcecar por Ele. A sua presença constitui a nossa ‘melhor parte’, e o nosso silêncio, a palavra mais eloquente que Lhe podemos dirigir.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Sabeis qual era o meu procedimento,
No judaísmo: a Igreja de Deus perseguia:
Em todo o lado, a todo o momento
Era a única coisa que do coração me saía.

Desde o seio da minha mãe Deus me escolheu
E me chamou pelo poder de sua excelsa graça.
Para anunciar o Evangelho toda a força me deu,
O Evangelho que meu coração com amor abraça.

Amor: vem também da contemplação do Senhor;
Como Maria, ouço a Palavra sentado a seus pés;
Mas depois procuro anunciá-la com todo o ardor,
Por isso vou percorrendo o mundo de lés a lés.

Que oração e contemplação não sejam dilema;
Sem hipocrisia sirvamos a Deus e aos irmãos:
Os irmãos que nos suplicam em prece serena,
Deus a quem nos elevamos em suplicantes mãos.

Teófilo Minga, fms