Quarta feira - 26 de novembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 21, 12-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Deitar-vos-ão as mãos e hão-de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Assim tereis ocasião de dar testemunho. Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa. Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós e todos vos odiarão por causa do meu nome; mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá. Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas».

Outras leituras do dia: Ap 15, 1-4; Sal 97 (98), 1. 2-3ab. 7-8. 9


Uma quarentena de anos após a morte de Cristo, sobreveio a destruição da cidade de Jerusalém e uma perseguição atroz contra os judeus, sobretudo os cristãos, que foram despojados dos seus direitos cívicos e religiosos. Jesus alerta para esta e outras situações similares, que irão atingir os seus discípulos, ao longo da história. Chegou a hora de dar a cara e utilizar, por palavras e obras, o alvará de testemunhas de Jesus Cristo. Caberá ao Espírito Santo a tarefa de vestir a toga e defender o Evangelho e a nossa vida, exibindo um poder e sabedoria a que nenhum adversário poderá ripostar. A fé, a confiança e a perseverança no Senhor, que nos chamou, nos preservarão de todos os perigos e porão a salvo os cabelos da nossa cabeça: o nosso corpo e a nossa alma.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


No céu apareceu outro sinal maravilhoso,
Uma espécie de mar com fogo misturado;
Mas a seguir as harpas, com timbre melodioso,
Entoavam um cântico onde o Senhor é exaltado.

Senhor as tuas obras são grandes e admiráveis,
Justos e verdadeiros são os teus caminhos;
Vencida foi a Besta e seus caminhos abomináveis,
Mesmo se no futuro, sofrimento ainda adivinho.

Seremos perseguidos e entregues nas prisões,
Conduzir-nos-ão à presença de governadores,
Por causa do Senhor; e os nossos corações
Saberão escolher o AMOR entre os amores.

O Espírito Santo será então a nossa sabedoria,
Ninguém nos poderá resistir ou contradizer.
Vinde à perseguição até mesmo com alegria:
Matar-vos-ão o corpo e EU vos farei viver!

Teófilo Minga, fms