Domingo - 21 de dezembro de 2014

Ouvir o Evangelho


DOMINGO IV DO ADVENTO

Evangelho segundo S. Lucas 1, 26-38

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Outras leituras do dia: 2 Sam 7, 1-5. 8b-12. 14a. 16; Sal 88 (89), 2-3. 4-5. 27 e 29; Rom 16, 25-27


A Deus nada é impossível, asseverara o arcanjo Gabriel. O mistério da Encarnação do Verbo confirma as palavras do mensageiro celeste. O Menino que vai nascer será Deus e homem perfeito. Brota da representante da nossa raça, a quem o Senhor achara graça e enchera de graça. Será fruto do Espírito Santo e contará com a anuência e o beneplácito desta donzela, em cujo ventre encontra refúgio. Reinará como senhor e príncipe do amor, da elegância e da harmonia, e o seu reinado será eterno.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Serás tu a fazer um palácio para eu residir?
Eu, Senhor, chamei-te da guarda dos rebanhos,
Para fazer de ti rei do meu povo em devir,
E conduzires esse povo, ao longo dos anos.

Eu, o Senhor, te criei com grande amor;
O teu nome será grande em toda a terra;
Os teus inimigos fugirão com grande pavor,
Comigo vejo-te a vencer qualquer guerra.

É Deus que nos torna firmes pelo Evangelho,
Agora que a revelação do mistério é feita luz;
Luz que fecunda tanto o que novo como velho,
Luz irradiante que tem um nome: JESUS!

Jesus que aparece no tempo graças a Maria,
Donzela escondida do povoado de Nazaré!
Já não temo; confio e digo SIM, na alegria!
Vede, meus filhos; sou vossa irmã na fé.

Teófilo Minga, fms