Sábado - 20 de dezembro de 2014

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 1, 26-38

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, da descendência de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?» O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Outras leituras do dia: Is 7, 10-14; Sal 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6


Toda a humanidade está dependente do sim de Maria. Ela admira-se do que vê e ouve da boca do Anjo: “fica perturbada”. O temor passa, quando é esclarecida e toma consciência de que Deus a abençoou com a sua graça. Permanece em paz, porque vai conceber e dar à luz o Filho de Deus, benévolo e reconciliador. Guarda, então, as palavras do Arcanjo no íntimo do seu coração e, graças ao Espírito Santo, discerne-as e assimila-as. Dá-se conta de que Deus a vai continuar a saudar, a abençoar e a emitir sinais que a orientem. O seu ‘sim’ final está todo ele feito de fé, de confiança e de aposta radical no seu Deus e Senhor.
«Palavra e Vida 2014» - O Evangelho comentado cada dia - uma iniciativa dos Missionários Claretianos, ao serviço da evangelização.


Pede um sinal ao teu Deus, rei Acaz,
No profundo abismo ou lá nas alturas;
Pede um sinal para onde quer que vás,
Vivas feliz ou na maior das agruras.

Não pedirei um sinal; não porei à prova
O meu Senhor, o meu Rei e o meu Deus.
Justo? Não! Falta de confiança que renova
A nossa relação com o Senhor dos Céus.

Confiança que terá uma jovem menina,
A quem o Senhor envia o Anjo Gabriel.
Traz mensagem que vem da esfera divina,
Mensagem de salvação: Deus é fiel!

Deus tudo pode, não tenhas medo Maria:
De ti nascerá o filho de Deus, três vezes santo;
O povo, nas trevas, terá uma grande alegria!
Contigo nos alegramos; para ti o nosso canto.

Teófilo Minga, fms