Quinta feira - 26 de março de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 8, 51-59

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: «Em verdade, em verdade vos digo: Se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte». Responderam-Lhe os judeus: «Agora sabemos que tens o demónio. Abraão morreu, os profetas também, mas Tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, nunca sofrerá a morte’. Serás Tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E os profetas também morreram. Quem pretendes ser?» Disse-lhes Jesus: «Se Eu Me glorificar a Mim próprio, a minha glória não vale nada. Quem Me glorifica é meu Pai, Aquele de quem dizeis: ‘É o nosso Deus’. Vós não O conheceis, mas Eu conheço-O; e se dissesse que não O conhecia, seria mentiroso como vós. Mas Eu conheço-O e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia; ele viu-o e exultou de alegria». Disseram-Lhe então os judeus: «Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?!» Jesus respondeu-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Antes de Abraão existir, ‘Eu sou’». Então agarraram em pedras para apedrejarem Jesus, mas Ele ocultou-Se e saiu do templo.

Outras leituras do dia: Gen 17, 3-9; Sal 104 (105), 4-5. 6-7. 8-9


Eu conheço-O. (Evangelho)

Como é que nós sabemos que conhecemos a Deus? Parece-me simples: pelos frutos. Mas isto que teoricamente parece simples – «pelos frutos» –, na prática não é assim tão simples. Não é assim tão simples dar bons frutos. Exige muito amor e discernimento, o que vulgarmente chamamos «cabeça»; exige amor e muita cabeça. Amar implica saber como amar, senão não temos em consideração nem as necessidades do outro nem as nossas. Conhecer a Deus é amar com cabeça. O leitor medite nisto.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Abrão, farei uma Aliança contigo;
Perpétua, serás pai de muitas nações;
Tu serás para sempre o meu amigo,
Assim como as tuas futuras gerações.

Sou teu Deus e dos teus descendentes;
Dar-te-ei a terra em que tens habitado;
Nela germinarão as tuas sementes,
Presença de Deus em mundo criado.

Presença que livra o homem da morte;
Observar a minha palavra é viver sempre.
Os judeus dizem: Este homem perdeu o norte”,
Julga-se maior que Abraão, parece demente.

Antes que Abraão fosse, sabei que Eu já era,
Mas não me glorifico; o Pai me glorifica.
E furiosos, mais brutos do que uma fera,
Querem atirar-lhe pedras; Jesus ali não fica.

Teófilo Minga, fms