Sexta feira - 27 de março de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 10, 31-42 2

Naquele tempo, os judeus agarraram em pedras para apedrejarem Jesus, Então Jesus disse-lhes: «Apresentei-vos muitas boas obras, da parte de meu Pai. Por qual dessas obras Me quereis apedrejar?» Responderam os judeus: «Não é por qualquer boa obra que Te queremos apedrejar: é por blasfémia, porque Tu, sendo homem, Te fazes Deus». Disse-lhes Jesus: «Não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? Se a Lei chama ‘deuses’ a quem a palavra de Deus se dirigia – e a Escritura não pode abolir-se –, de Mim, que o Pai consagrou e enviou ao mundo, vós dizeis: ‘Estás a blasfemar’, por Eu ter dito: ‘Sou Filho de Deus’!» Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis. Mas se as faço, embora não acrediteis em Mim, acreditai nas minhas obras, para reconhecerdes e saberdes que o Pai está em Mim e Eu estou no Pai». De novo procuraram prendê-l’O, mas Ele escapou-Se das suas mãos. Jesus retirou-Se novamente para além do Jordão, para o local onde anteriormente João tinha estado a baptizar e lá permaneceu. Muitos foram ter com Ele e diziam: «É certo que João não fez nenhum milagre, mas tudo o que disse deste homem era verdade». E muitos ali acreditaram em Jesus.

Outras leituras do dia:Jer 20, 10-13; Sal 17 (18), 2-3a. 3bc-4. 5-6. 7


Vós sois deuses. (Evangelho)

Em que é que somos deuses? Somos filhos de Deus. E qual é a característica que herdámos do nosso Pai que nos torna mais semelhantes a Ele? O amor. Desde o dia do nosso nascimento, amamos tendencialmente cada vez mais. E quando ressuscitamos, amamos sempre cada vez mais. Amamos sempre cada vez mais, assim infinitamente. Claro que o leitor já começou a amar. Há muito. Mas intensifique. (E seja concreto.)

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Eu ouvia as palavras maldosas da multidão;
Vamos denunciá-lo e sobre ele fazer vingança,
Vamos dominá-lo, trata-lo como um ladrão,
Deitar por terra todas as suas esperanças.

Mas eu sei, de certeza o Senhor está comigo
E os meus perseguidores serão vencidos.
Que posso querer mais? É o meu amigo
E à dor da minha oração presta ouvidos.

Os judeus maldosos querem matar Jesus,
Não pelas obras, mas porque se diz Deus.
Pobres homens totalmente fechados à luz.
Para onde caminham e vão estes judeus?

Faço as obras do Pai e não acreditais,
Sim, morrereis na vossa incredulidade.
Mas é claro: sobre Jesus cada vez mais
Se via a Cruz de tão grande maldade.

Teófilo Minga, fms