Domingo - 26 de abril de 2015

Ouvir o Evangelho


DOMINGO IV DA PÁSCOA

Evangelho segundo S. João 10, 11-18

Naquele tempo, disse Jesus: «Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário, como não é pastor nem são suas as ovelhas, logo que vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge, enquanto o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário não se preocupa com as ovelhas. Eu sou o Bom Pastor: conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-Me, do mesmo modo que o Pai Me conhece e Eu conheço o Pai; Eu dou a vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. Por isso o Pai Me ama: porque dou a minha vida, para poder retomá-la. Ninguém Ma tira, sou Eu que a dou espontaneamente. Tenho o poder de a dar e de a retomar: foi este o mandamento que recebi de meu Pai».

Outras leituras do dia: Act 4, 8-12; Sal 117 (118), 1 e 8-9. 21-23. 26 e 28cd e 29; 1 Jo 3, 1-2


O Domingo IV da Páscoa é denominado o Domingo do Bom Pastor. Nesta etapa do percurso pascal da Igreja, a liturgia da Palavra propõe como tema de meditação um excerto do capítulo 10 do Evangelho de S. João, onde Jesus Se apresenta como o “Bom Pastor”.
Depois da cura de um cego de nascença, Jesus vê-Se numa feroz disputa com os fariseus. Diante da incredulidade destes judeus em acreditarem no milagre realizado, afirma a certo ponto: «Eu sou o Bom Pastor. O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas. O mercenário não se preocupa com as ovelhas». São palavras fortes e simultaneamente duras para aqueles que as ouvem. Jesus assume a figura vetero-testamentária do Pastor que vem para resgatar as ovelhas das mãos dos falsos pastores que se apascentam a si mesmos. Jesus diz que são como mercenários, que se comportam como lobos. No confronto com os mercenários, conhecemos as características do Bom Pastor, que veio para as ovelhas perdidas, desejoso de as conhecer, de as reunir no seu rebanho, de dar a vida por elas para que vivam em segurança. A sua missão é alargada, não só às ovelhas perdidas da casa de Israel, mas a todos os povos da terra: «Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil e preciso de as reunir; elas ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor». Esta é a imagem da Igreja universal que encontra em Jesus ressuscitado a sua fonte de vida. Há ainda uma característica do texto de S. João que deve ser notada: no original grego, “Bom Pastor” escreve-se “Pastor Belo” (poimén kalós), sendo que o adjectivo “belo” tem, aqui, um sentido moral. Jesus tem uma beleza ética mais do que uma beleza estética, é bom porque é bela a bondade com que dá a vida pelas suas ovelhas.
Com a sua vida, Jesus abriu à humanidade as portas do redil do Pai, restituiu ao homem a sua dignidade original e recria-o numa vida nova. Como lembra o apóstolo e evangelista S. João, na sua primeira Epístola, «agora somos filhos de Deus». O baptismo incorpora o crente na família de Deus por participação na vida de Jesus. Perante os desafios do mundo de hoje, onde as fotografias “selfies” espelham o individualismo e o mundo centrado em si próprio, é preciso ser mais parecido com o Bom Pastor: atento aos outros, disponível para ajudar quem mais precisa, aberto a acolher sem preconceitos e capaz de potenciar os talentos dos outros, mesmo que fique escondido “fora da fotografia”.
Também o apóstolo S. Pedro, interpelado pelo sinédrio a respeito da autoridade da cura de um enfermo, não hesita em responder, cheio do Espírito Santo: «É em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, que vós crucificastes e Deus ressuscitou dos mortos, é por Ele que este homem se encontra perfeitamente curado na vossa presença». É em nome de Jesus Cristo, o Bom Pastor, que os cristãos fazem obras maiores que si próprios, trazem a paz aos corações atribulados, unem relações destruídas, fomentam a paz junto das comunidades onde vivem, repartem o que têm em excesso e oferecem o seu tempo pela construção do Reino. Identificas-te com estas características ou há alguma delas ainda a melhorar?

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Por quem é que este enfermo foi curado?
Sabei: foi curado pelo nome de Jesus Cristo;
Jesus Cristo que por vos foi crucificado;
Foi Ele que fez este milagre jamais visto.

Ele é a pedra desprezada pelos construtores,
Mas para todos nós é caminho de salvação.
Ele é Deus dos deuses, Senhor dos senhores,
Mas humilde, nosso defensor e nosso irmão.

Nele somos todos filhos de Deus, de verdade;
Quando se manifestar veremos como Ele é.
Sabemos já que é o Bom Pastor, com autoridade,
Passou a vida fazendo o Bem, este Jesus de Nazaré.

Pastor! Conhece perfeitamente suas ovelhas,
Sabe que nem todas estão ainda no seu redil.
Buscando no Evangelho coisas nova e velhas,
Sejamos apóstolos e tragamos-lhe ovelhas por mil.

Teófilo Minga, fms