Segunda feira - 27 de abril de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 10, 1-10

Naquele tempo, disse Jesus: «Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas entra por outro lado, é ladrão e salteador. Mas aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta e as ovelhas conhecem a sua voz. Ele chama cada uma delas pelo seu nome e leva-as para fora. Depois de ter feito sair todas as que lhe pertencem, caminha à sua frente e as ovelhas seguem-no, porque conhecem a sua voz. Se for um estranho, não o seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos». Jesus apresentou-lhes esta comparação, mas eles não compreenderam o que queria dizer. Jesus continuou: «Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Aqueles que vieram antes de Mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por Mim será salvo: é como a ovelha que entra e sai do aprisco e encontra pastagem. O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as minhas ovelhas tenham vida e a tenham em abundância».

Outras leituras do dia: Act 11, 1-18; Sal 41 (42), 2-3: 42, 3. 4


O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. (Evangelho)

O problema é nós não acharmos isso antes de termos sido roubados, mortos, destruídos. Porque o ladrão aparece sempre com falas maviosas e bela aparência. Se não fosse assim, ninguém se deixava roubar, quer dizer, ninguém pecava. O ladrão, que é o pecado, aparece sempre muito atractivo. Ou, pelo menos, há uma parte do ladrão que nos atrai, se bem que nós tenhamos perfeita consciência que caminhamos para a nossa ruína, destruição. Peçamos a Deus para sermos mais atraídos pelo anjo da luz.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Pedro em sonhos teve uma visão:
Vai a casa de quem não é circuncidado;
Vai; também para eles é a salvação;
É universal, dom de Deus a todos dado.

Ao que Deus purificou como lhe chamas profano?
Então cheio do Espírito Santo fui sem hesitar,
E nesta família onde tudo era tão humano
Com seis irmãos fui o Evangelho proclamar.

A toda a família anunciámos Jesus, a Porta,
O Bom Pastor que a todos acolhe no seu redil;
Foi assim a minha palavra simples que exorta
E convidava à conversão naquele mundo hostil.

As minhas ovelhas em tudo escutam a minha voz;
Seguem-me e eu, Bom Pastor, caminho à frente.
Maravilha seguir Deus assim; não estamos sós.
Com o Pastor seguimos… Convidemos toda a gente!

Teófilo Minga, fms