Quarta feira - 22 de abril de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 6, 35-40

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão da vida: Quem vem a Mim nunca mais terá fome e quem acredita em Mim nunca mais terá sede. No entanto, como vos disse, ‘embora tivésseis visto, não acreditais’. Todos aqueles que o Pai Me dá virão a Mim e àqueles que vêm a Mim não os rejeitarei, porque desci do Céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade d’Aquele que Me enviou. E a vontade d’Aquele que Me enviou é esta: que Eu não perca nenhum dos que Ele Me deu, mas os ressuscite no último dia. De facto, é esta a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e acredita n’Ele tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia».

Outras leituras do dia: Act 8, 1b-8; Sal 65 (66), 1-3a. 4-5. 6-7a


Todos aqueles que o Pai Me dá virão a Mim. (Evangelho)

Quando? A que velocidade? Com que percentagem da sua pessoa? Depois de quantos desvios, de quantas perdas de tempo? É como aquela pessoa tão vagarosa, tão vagarosa que mesmo quando corria sozinha chegava em segundo lugar? Repare que pode chegar sempre atrás do que Deus queria, sempre atrás do que podia ter sido...

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Começa contra a Igreja a perseguição,
Todos se dispersam pela Judeia e Samaria;
Mas os apóstolos continuam sua missão
De proclamar o Evangelho com alegria.

Estêvão, o primeiro mártir é sepultado
Enquanto Saulo persegue os cristãos;
Sem medo, semeia medo por todo o lado,
Passa tantos à espada de suas mãos.

Entretanto Jesus prega às multidões,
Proclama sem medo: “Eu sou o Pão de vida”
São Palavras que conquistam os corações,
A Palavra por tantos agora assumida.

Quem vem a min não mais terá fome;
Quem acredita em mim, já não terá sede!
Haja pão para todo aquele que não come,
Sede compaixão para todo o que pede.

Teófilo Minga, fms