Quinta feira - 30 de abril de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 13, 16-20

Naquele tempo, Quando Jesus acabou de lavar os pés aos seus discípulos, disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: O servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Sabendo isto, sereis felizes se o puserdes em prática. Não falo de todos vós: Eu conheço aqueles que escolhi; mas tem de cumprir-se a Escritura, que diz: ‘Quem come do meu pão levantou contra Mim o calcanhar’. Desde já vo lo digo antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que Eu Sou. Em verdade, em verdade vos digo: Quem recebe aquele que Eu enviar, a Mim recebe; e quem Me recebe a Mim, recebe Aquele que Me enviou».

Outras leituras do dia: Act 13, 13-25; Sal 88 (89), 2-3. 21-22. 25 e 27


Jesus acabou de lavar os pés. (Evangelho)

Lavar os pés era um gesto de escravo. Jesus fê-Lo como um homem livre, que é a única forma de o fazer. Um escravo faz as coisas obrigado-revoltado ou obrigado-resignado. Logo que é libertado, só continua a fazer o que fazia se for de bom grado. Ninguém pode amar à força porque o amado vai sentir que não está a ser amado, que está a ser manipulado, que está a servir para quem «ama» enganar a consciência. Amar porque a nossa consciência manda é como dar de comer a um filho por dever. Mais valia entregá-lo a uma empregada.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Paulo segue para a Panfília, Marcos para Jerusalém.
Paulo entra na sinagoga e vai falando a todo o povo.
É a história de um povo conduzido por Deus também,
Quarenta anos no deserto para criar algo de novo.

Vêm juízes, profetas e reis; de David virá o Filho;
Dele e seus descendentes se espera o Salvador:
Para Israel, para o mundo será luz de intenso brilho;
A sua pregação se resumirá a uma Palavra: AMOR.

Não se impões como chefe; veio como irmão,
Enviado do Pai lá das alturas, lá dos Céus;
Prega o amor e que vivamos em comunhão,
Verdadeiro modo de sermos filhos de Deus.

Sabeis, o servo não é maior do que o Senhor;
Vos envio para o meio dos lobos, como cordeiros;
Sofrereis por Mim martírios de extrema dor,
Mas no Céu comigo sereis sempre os primeiros.

Teófilo Minga, fms