Sexta feira - 24 de abril de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 6, 52-59

Naquele tempo, os judeus discutiam entre si: «Como pode Jesus dar-nos a sua carne a comer?». Então Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste pão viverá eternamente». Assim falou Jesus, ao ensinar numa sinagoga, em Cafarnaum.

Outras leituras do dia: Act 9, 1-20; Sal 116 (117), 1. 2


Aquele que Me come viverá por Mim. (Evangelho)

Mas tem que comer, quer dizer, tem que assimilar. Tem que haver um intercâmbio entre Cristo e a pessoa e a iniciativa tem que ser da pessoa. Quando comungamos, Cristo como que fica dentro de nós muito quietinho. Se não nos mexermos, Ele também não Se mexe. Melhor, mexe-Se mas não nos força a nada. Vai-nos convidando a tornar essa comunhão uma força activa dentro de nós. Se o fizermos, Jesus ir-Se-á revelando, irá desabrochando dentro de nós. É isto que o leitor quer? Faça por isso…

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Saulo persegue com fúria os discípulos do Senhor;
Algema a todos os que seguem a nova religião;
De Jerusalém a Damasco, por toda a parte o terror
Que se apodera da vida das gentes… tremia o coração.

A caminho de Damasco cai, banhado de luz;
Perde os sentidos e não sabe o que fazer.
“Quem és Tu, Senhor?”. E ouve: “Eu sou Jesus…”
Para outro papel de importância te vou escolher.

Em casa de Ananias voltará, outra vez, a visão.
A perseguição contra os cristãos é coisa do passado;
Agora é bem o tempo de trazer a Jesus os que são
Indiferente e desconhecem em tudo o Ressuscitado.

Homem da doutrina, vai para todos os cantos,
Com redobrada coragem e redobrada ousadia;
Outrora era o perseguidor de tantos e tantos,

Hoje, ei-lo o apóstolo dos gentios à luz do dia.

Teófilo Minga, fms