Quarta feira - 6 de maio de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 1-8

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».

Outras leituras do dia: Act 15, 1-6; Sal 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5


Eu sou a verdadeira vide. (Evangelho)

O Pai é o agricultor e nós somos os ramos. Se Jesus diz que é a verdadeira vide é porque há outras coisas que parecem vides ou que nós consideramos vides. Seja como for, há outras coisas a que corremos o risco de estar ligados. São coisas más que parecem boas. Algumas vezes, são mais atraentes que Jesus. Mas ainda bem que temos a lucidez suficiente para perceber isso, para perceber que a verdadeira vide existe e nós só estamos bem quando estamos ligados e ela. Agradeçamos isso ao agricultor.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Homens da Judeia defendem a circuncisão,
Bem ao contrário de Paulo e Barnabé;
Tradições que são fonte de viva discussão,
Mas tal não é necessário para viver a fé.

Paulo e Barnabé vão mesmo a Jerusalém,
É preciso resolver depressa esta questão;
Na confusão pode morrer a prática do Bem,
A fé não é um rito, é uma questão de coração.

É uma questão de estar unido a Jesus,
A verdadeira cepa que nos dá força e vida;
Se Ele é a pessoa que sempre nos seduz,
O nosso coração encher-se-á da sua medida.

Então podemos ir sem medo pelo mundo;
A graça que pedirmos ser-nos-á concedida:
Compromisso de Jesus muito profundo,
Certeza de fé que renova a nossa vida.

Teófilo Minga, fms