Quinta feira - 7 de maio de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 9-11

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa».

Outras leituras do dia: Act 15, 7-21; Sal 95 (96), 1-2a. 2b-3. 10


... e a vossa alegria seja completa. (Evangelho)

O que será uma alegria completa? Alegria completa é a alegria de Jesus. E como é que podemos ter em nós a alegria de Jesus? Permanecendo no seu amor. E como é que permanecemos no seu amor? Cumprindo os seus mandamentos. Mas como não conseguimos cumprir os seus mandamentos completamente também não temos o seu amor em plenitude. No entanto, caminhamos cada vez mais para essa realidade. Com os altos e baixos que nos são próprios. Peçamos coragem.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Vive-se ainda o problema da circuncisão,
Problema antigo que divide a comunidade,
Os apóstolos ao problema prestam atenção,
Querem resolvê-lo na descoberta da verdade.

Deus concedeu o Espírito Santo aos pagãos;
Deixemos os ritos que nos prendem ao passado,
Que os gentios em tudo são nossos irmãos,
Abramos-lhes o nosso coração de lado a lado.

Também Tiago defende esta posição;
O Evangelho fecunda todas as culturas;
O que importa é uma atitude de coração,
Atenta aos tempos que pedem novas aberturas.

Que respeitam sempre o mandamento maior
Que Jesus em tempos aos discípulos ensinou:
Em tudo e sempre permanecei unidos no amor,
Depois amai o mundo como Jesus o amou.

Teófilo Minga, fms