Sábado - 30 de maio de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Marcos 11, 27-33

Naquele tempo, Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Quando Ele andava no templo, aproximaram-se os príncipes dos sacerdotes, os escribas e os anciãos, que Lhe perguntaram: «Com que autoridade fazes isto? Quem Te deu autoridade para o fazeres?». Jesus respondeu: «Vou fazer-vos só uma pergunta. Respondei-Me e Eu vos direi com que autoridade faço isto. O baptismo de João era do Céu ou dos homens? Respondei-Me». Eles começaram a discorrer, dizendo entre si: «Se dissermos: ‘É do Céu’, Ele dirá: ‘Então porque não acreditastes nele?’ Vamos dizer-Lhe que é dos homens?». Mas eles temiam a multidão, pois todos pensavam que João era realmente um profeta. Então responderam: «Não sabemos». Disse-lhes Jesus: «Também Eu não vos digo com que autoridade faço isto».

Outras leituras do dia: Sir 51, 17-27 (gr. 12-20); Sal 18 B (19), 8. 9. 10. 11


Jesus e os seus discípulos foram de novo a Jerusalém. (Evangelho)

Para os judeus, Jerusalém era (é) um local de peregrinação muito especial. Ir lá «de novo» é uma demonstração da sua piedade. Muitas vezes, vamos a um sítio «de novo» para reviver experiências passadas e também para viver experiências novas. Na oração, este movimento é muito importante. Hoje, o leitor relembre alguma experiência de oração que o tenha marcado e reviva-a, saboreie-a outra vez e talvez também tenha alguma experiência nova com Deus.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Celebro-Te, ó Deus, pelo dom da Sabedoria;
Bendir-Te-ei por tempos e idades, Ó Senhor,
Nos seus caminhos eu caminho todo o dia,
O meu coração pôs nela todo o seu amor.

Segui-la é avançar por caminho direito,
Sempre e em toda a parte observar Tua Lei;
A minha oração torna-se o maior preito
Ao Teu poder amoroso que amo e amarei.

Sem a arrogância daqueles escribas e anciãos
Que Te perguntam: “Porque fazes tudo isto?”
Pobre gente que se perde em raciocínios vãos
Longe de ver em Ti o ungido de Deus, o Cristo.

Dizei-me antes de responder à vossa curiosidade:
Era do Céu ou dos homens o batismo de João?
Aquela gente fica calada. Vê-se, era só maldade
Que estava bem aninhada em seu coração.

Teófilo Minga, fms