Sábado - 9 de maio de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 18-21

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro Me odiou a Mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque não sois do mundo, pois a minha escolha vos separou do mundo, é por isso que o mundo vos odeia. Lembrai-vos das palavras que Eu vos disse: ‘O servo não é mais do que o seu senhor’. Se Me perseguiram a Mim, também vos perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem Aquele que Me enviou».

Outras leituras do dia: Act 16, 1-10; Sal 99 (100), 2. 3. 5


Servi o Senhor com alegria. (Salmo)

Podíamos mesmo dizer «servi o Senhor com humor». O humor faz imensa falta, mas nem todos temos grande sentido de humor. Saibamos ao menos rir-nos de nós próprios. Rir-nos de nós próprios é um óptimo sinal de humildade. Só uma pessoa humilde é que é capaz de se rir de si. E rir-nos de nós é uma grande ajuda para a nossa (contínua) conversão. Hoje, o leitor escolha alguma coisa de si para se rir e ria-se à grande com Deus.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Timóteo, novo discípulo, é escolhido;
Acompanhará Paulo nas suas caminhadas;
Também proclama o Evangelho a ser ouvido,
Em todo o tempo e em todas as estradas.

Nas igrejas os cristãos são confirmados na fé;
Os amigos de Jesus crescem dia após dia;
Jubilosos, acolhiam o carpinteiro de Nazaré,
Seu Deus que lhes dava profunda alegria.

Os discípulos não têm medo da violência;
O Mestre preveniu: fui odiado, também vós!
O sofrimento dará sentido à vossa existência:
Olhai a minha Cruz: nunca vos deixarei sós.

O servo não é maior do que o Senhor;
Sereis odiados porque não sois do mundo;
No sofrimento direis ainda um amor maior,
Eu acolherei esse Sim, vosso amor profundo.

Teófilo Minga, fms