Segunda feira - 11 de maio de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 26 – 16, 4a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando vier o Paráclito, que Eu vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, Ele dará testemunho de Mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. Disse-vos estas palavras para não sucumbirdes. Hão-de expulsar-vos das sinagogas; e mais ainda, aproxima-se a hora em que todo aquele que vos matar julgará que presta culto a Deus. Procederão assim por não terem conhecido o Pai, nem Me terem conhecido a Mim. Mas Eu disse-vos isto, para que, ao chegar a hora, vos lembreis de que vo-lo tinha dito».

Outras leituras do dia: Act 16, 11-15; Sal 149, 1-2. 3-4. 5-6a e 9b


Ele dará testemunho de Mim. (Evangelho)

O Espírito Santo dará testemunho de Cristo dentro de nós. Como? Não dá testemunho do nada. Dá testemunho de alguma coisa, dá testemunho da palavra de Cristo que apreendemos mas que podemos não perceber em profundidade. Então, o Espírito Santo tem uma função clarificadora e enraizadora da palavra que ouvimos/lemos. Mas, para isso, temos que nos pôr em consonância com Ele, temos que O invocar e esperar que actue. Temos que Lhe ser dóceis. Hoje, peçamos essa docilidade.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Paulo e companheiros são evangelizadores
E continuam a pregar para além fronteiras;
O Evangelho é para eles o amor dos amores,
Devem proclamá-lo em todas as beiras.

Era sábado, calmamente saem pela cidade,
Mas ei-los de repente à falar às mulheres
Que vinham para escutar a voz da verdade
Sem medo de partilharem os seus haveres.

Lídia, negociante, vem também escutar;
Na força da Palavra abre-se-lhe o coração;
Depois é o batismo e a aventura do amor,
Convida os apóstolos a vir à sua mansão.

Mais tarde os apóstolos serão perseguidos;
Mas já estão de sobreaviso pelo Senhor.
Sereis expulsos; mas sede sempre destemidos;
Até ao fim deixai-vos conquistar pelo amor.

Teófilo Minga, fms