Terça feira - 12 de maio de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 16, 5-11

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Agora vou para Aquele que Me enviou e nenhum de vós Me pergunta: ‘Para onde vais?’. Mas por Eu vos ter dito estas coisas, o vosso coração encheu-se de tristeza. No entanto, Eu digo-vos a verdade: É do vosso interesse que Eu vá. Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se Eu for, Eu vo-l’O enviarei. Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do julgamento: do pecado, porque não acreditam em Mim; da justiça, porque vou para o Pai e não Me vereis mais; do julgamento, porque o príncipe deste mundo já está condenado».

Outras leituras do dia: Act 16, 22-34; Sal 137 (138), 1-2a. 2bc-3. 7c-8


Quando Ele vier, convencerá o mundo... (Evangelho)

Este «vier» tem dois sentidos: o sentido escatológico, quer dizer, a vinda no «fim dos tempos», e a vinda que nós concretizamos. E como é que concretizamos esta vinda? Através das nossas acções, das nossas atitudes, das nossas palavras, dos nossos pensamentos. Através da relação que vamos construindo com Cristo. Estabelecer Cristo entre nós é uma coisa maravilhosa, é estabelecer o amor universal, uma civilização de paz e de amor. Tentemos com força, rezemos sobre isso.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Paulo e Silas são açoitados,
Depois metem-nos na cadeia;
Ao carcereiro pedem todos os cuidados;
Ei-los ali sem a luz de uma candeia.

Tudo é escuro; permanecem em oração,
Louvando a Deus; estão atentos os presos;
Um tremor de terra leva os alicerces da prisão,
Mas os condenados saem todos ilesos.

Quer então suicidar-se o carcereiro;
Mas Paulo brada com voz forte:
Não te faças mal, que neste caseiro
Ninguém fugiu e escapámos à morte.

Converte-se o carcereiro e todos os seus,
Jesus terá partido para enviar o Defensor;
Aumentam em número os filhos de Deus,
Num mundo culpado, tão longe do Amor.

Teófilo Minga, fms