Quarta feira - 15 de julho de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 11, 25-27

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar».

Outras leituras do dia: Ex 3, 1-6. 9-12; Sal 102 (103), 1-2. 3-4. 6-7

Santo do dia
S. Boaventura, bispo e doutor da Igreja


[Só] revelaste estas verdades aos pequeninos. (Evangelho)

Pequeninos aqui é sinónimo de gente simples. O que é que têm os simples de especial? São os que ouvem sem grandes perguntas, sem grandes raciocínios, sobretudo sem grandes defesas. Têm uma adesão mais irracional, mais espontânea, mais do coração. E também se atiram para a frente com menos calculismo. Abrem os braços a Deus e entregam-se, ficando com pouco para si. São estes os pequeninos. O leitor guarda pouco – ou nada – para si?

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


O Anjo do Senhor aparece
Como uma chama ardente;
Moisés olha e estremece:
Que pode estar ali presente?

Então se aproxima para ver
Esta chama do meio do silvado.
Então Deus se faz entender:
“O solo que pisas é sagrado!”.

Era pois Deus que chamava:
Viu seu povo em sofrimento;
Grande missão lhe confiava:
Liberta meu povo, dá-lhe sustento.

Quem sou eu para libertar Teu povo?
Não me revelei aos sábios e inteligentes.
Vai! Contigo começa um tempo novo,
Um tempo cheio de graça, tempo diferente.

Teófilo Minga, fms