Quinta feira - 16 de julho de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 11, 28-30

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».

Outras leituras do dia: Ex 3, 13-20; Sal 104 (105), 1 e 5. 8-9. 24-25. 26-27


Aprendei de Mim, que sou manso e humilde... (Evangelho)

Temos, pois, que ser mansos e humildes. São qualidades bonitas, mas um bocadinho etéreas. O que é que isso quer dizer, na prática? Não ser arrogante, não ser orgulhoso… E a mansidão também não é fraqueza, é talvez placidez. Mas se a aprendermos de Cristo, veremos que é uma placidez que se exalta com a injustiça, uma placidez que não é bacoquice, que não é opacidade. É uma placidez arguta, inteligente e muito forte quando lida com as injustiças. Observar o outro com placidez, defender o fraco com fortaleza…

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Moisés foi enviado aos filhos de Israel;
Era o Deus de Jacob, de Isaac, de Israel;
A um país onde correm o leite e o mel,
Deus os levaria, livres de toda a escravidão.

Vai retirá-los da terra onde foram humilhados,
O país do Egito onde o que viviam não era vida;
De facto por todo o lado eram muito explorados,
Era tempo de acabar com esta situação e medida.

Pode o rei do Egito não os deixar partir,
Mas a mão do Senhor Deus é poderosa;
Já se imaginam outros tempos no porvir;
Melhores sem que tudo seja cor-de-rosa.

Também nós por Jesus somos convidados
A caminhar juntos com Ele. Ele nos dizia:
Mesmo se por aí andais sobrecarregados,
O Senhor é vosso Rochedo, vosso guia.

Teófilo Minga, fms