Quinta feira - 23 de julho de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. João 15, 1-8

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos».

Outras leituras do dia: Gal 2, 19-20; Sal 33, 2-3. 4-5. 6-7. 8-9. 10-11

Santo do dia
S. Brígida, religiosa, Padroeira da Europa


Eu sou a... videira. Meu Pai trata da vinha. Ele corta todos os ramos que... não dão fruto. (Evangelho)

Devemos pedir ao Pai que nos corte os ramos por duas razões: porque Ele, melhor que ninguém, sabe quais os que devem ser cortados e porque, sem os ramos velhos, a vide dá muito mais fruto. Nós temos que «nos deixar cortar». O que pode ser doloroso. Mas tenhamos sempre em vista o resultado final. Tenhamos isto presente na nossa oração de hoje.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Pela Lei morri para viver para Deus,
Crucificado, já não sou eu que vivo;
Bem na Cruz estão os amores meus;
Cristo morre por mim, isso é decisivo!

Aí estou: eu mesmo me sinto confundido,
Por tão grande amor! Entregou-se por mim!
Dom divino, que me deixa redimido,
A rezar aos céus, admirado: “Como assim?!”

Também agora somos convidados
A viver em Jesus, para nele dar fruto;
À unidade com Jesus somos chamados,
Dois em um, em grau absoluto!

Sem Mim, vós nada podeis fazer:
Eu sou a videira, vós sois os ramos!
Sereis meus discípulos ao permanecer
Comigo e eu em vós ao longo dos anos!

Teófilo Minga, fms