Sexta feira - 24 de julho de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Mateus 13, 18-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Escutai o que significa a parábola do semeador: Quando um homem ouve a palavra do reino e não a compreende, vem o Maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração. Este é o que recebeu a semente ao longo do caminho. Aquele que recebeu a semente em sítios pedregosos é o que ouve a palavra e a acolhe de momento com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, porque é inconstante, e, ao chegar a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, sucumbe logo. Aquele que recebeu a semente entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução da riqueza sufocam a palavra, que assim não dá fruto. E aquele que recebeu a palavra em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende. Esse dá fruto e produz ora cem, ora sessenta, ora trinta por um».

Outras leituras do dia: Ex 20, 1-17; Sal 18 B (19), 8-9. 10. 11


Quando um homem ouve a palavra do Reino e não a compreende… (Evangelho)

Jesus usa «compreender» no sentido de «acolher». Se não acolhemos a «palavra do Reino», o Maligno arranca-a do nosso coração. E quem é o maligno? Pode ser o Maligno em si, mas também a pressa, as preocupações do dia-a-dia, o cansaço, a distracção, enfim, tudo o que nos afasta da meditação da palavra. E a meditação da palavra também não é necessariamente a meditação da Escritura, mas de alguma coisa que venha de Deus.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Fui Eu que da terra do Egito te tirei,
Não terás nenhum deus além de MIM;
Sou Eu o teu Senhor que no início te criei,
Não Me faças em imagens ou coisas assim.

Lembra-te do sábado, é dia santificado;
Durante seis dias farás o que tens a fazer;
Assim fiz Eu quando o Universo foi edificado,
O sétimo dia seja de encontro e bem-fazer.

Pratica sempre os meus mandamentos,
Nunca cobices ou desejes o que é alheio;
Centra-te no Senhor em todos os momentos,
Não matarás, não furtarás… tudo isso é feio.

Sê como a boa terra que acolhe a semente,
Onde se semeia um, mas onde se colhem cem;
Serás assim meu testemunho ante toda a gente,
Serás sacramento de Cristo na terra também.

Teófilo Minga, fms