Quarta feira - 7 de outubro de 2015

Ouvir o Evangelho


NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Evangelho segundo S. Lucas 1, 26-38

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, da descendência de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?» O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Outras leituras do dia: Jonas 4, 1-11; Sal 85 (86), 3-4. 5-6. 9-10 ou Act 1, 12-14; Sal Lc 1, 46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55; Lc 11, 1-4


Faça-se em mim segundo a tua palavra. (Evangelho)

Esta frase dá a impressão que Nossa Senhora tinha dentro de si uma espécie de alma independente onde se fazia a vontade de Deus. E nesta alma parece haver uma serenidade, uma naturalidade desconcertante. (O leitor lembre-se que não estamos a falar da Senhora de Fátima, mas de uma rapariga que devia ter uma fé serena. Serenidade que nos pode ajudar a ter se lha pedirmos. Serenidade bem precisa na montanha russa da vida.)

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Que Jonas este, tão estranho profeta!
Não aceita um Deus bom e compassivo;
Jonas tinha falhado em tudo a sua meta
E, ainda por cima, fica agora apreensivo.

Desiludido pede ao Senhor para morrer.
O Senhor de bondade lhe faz ver que está mal.
A minha misericórdia te deixa então a sofrer?
Deixa-me dizer-te uma palavra bem frontal.

Tens pena deste pequeno carrapateiro
Que te dá sombra e livra do mau humor.
Agora pergunto: que deve, ser primeiro,
A tua irritação ou a grandeza do meu amor?

Vai e aprende na obediência da oração
A edificar o tempo e o espaço do Senhor:
Venho para todos; para todos é a salvação,
Seja o mundo inteiro espaço do meu amor.

Teófilo Minga, fms