Quinta feira - 8 de outubro de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 11, 5-13

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se algum de vós tiver um amigo, poderá ter de ir a sua casa à meia-noite, para lhe dizer: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque chegou de viagem um dos meus amigos e não tenho nada para lhe dar’. Ele poderá responder lá de dentro: ‘Não me incomodes; a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados e não posso levantar-me para te dar os pães’. Eu vos digo: Se ele não se levantar por ser amigo, ao menos, por causa da sua insistência, levantar-se-á para lhe dar tudo aquilo de que precisa. Também vos digo: Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque quem pede recebe; quem procura encontra e a quem bate à porta, abrir-se-á. Se um de vós for pai e um filho lhe pedir peixe, em vez de peixe dar-lhe-á uma serpente? E se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á um escorpião? Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedem!».

Outras leituras do dia: Mal 3, 13-20a; Sal 1, 1-2. 3. 4 e 6


Dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedem... (Evangelho)

Se um homem atende o vizinho por ele ser impertinente, quanto mais Deus que nos ama. Os nossos pedidos não devem ser com muitas palavras, mas pela intensidade do querer. E no fim desta passagem Jesus diz-nos o que é que devemos pedir: o Espírito Santo. Não nos diz que peçamos qualquer coisa, mas que Lhe peçamos o Espírito Santo porque é isso que nos dará. Hoje, o leitor peça-O.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Que lucrámos em cumprir as ordens do Senhor
E andar por aí, pobres, com vestes de penitência?
Eis pois os arrogantes: parecem felizes e sem dor,
Mil maravilhas na sua rica e vazia existência.

Os que temem a Deus sabem que não é assim.
Vale a pena, na verdade, venerar seu nome santo,
Vale a pena ser homem de Deus, homem do SIM
Aos seus mandamentos: a vida é, então, encanto!

Deus não nos abandona; seu amor é infinito,
Mesmo se pedimos fora de tempo e lugar.
Como poderia Ele esquecer o nosso grito
Se Ele é, por definição, o Amor, o verbo Amar?

Até os maus dão coisas boas a todos os seus.
Como poderia, Eu esquecer os vossos pedidos?
Lembrai-vos: vós sois todos filhos de Deus.
No Espírito vos deixará sempre surpreendidos.

Teófilo Minga, fms