Sexta feira - 23 de outubro de 2015

Ouvir o Evangelho


Evangelho segundo S. Lucas 12, 54-59

Naquele tempo, dizia Jesus à multidão: «Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: ‘Vem chuva’; e assim acontece. E quando sopra o vento sul, dizeis: ‘Vai fazer muito calor’; e assim sucede. Hipócritas, se sabeis discernir o aspecto da terra e do céu, porque não sabeis discernir o tempo presente? Porque não julgais por vós mesmos o que é justo?». E acrescentou: «Quando fores com o teu adversário ao magistrado, esforça-te por te entenderes com ele no caminho, para que ele não te arraste ao juiz e o juiz te entregue ao oficial de justiça e o oficial de justiça te meta na prisão. Eu te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo».

Outras leituras do dia: Rom 7, 18-25a; Sal 118 (119), 66 e 68. 76 e 77. 93 e 94


Porque não julgais por vós mesmos o que é justo? (Evangelho)

O caso que Jesus apresenta diz respeito a uma desavença entre duas pessoas que, por falta de capacidade de se entenderem, recorrem a uma autoridade judicial. As duas pessoas, ou pelo menos uma, de coração duro, não são capazes de se entender. Jesus condena o coração preguiçoso que não pensa por si. Jesus defende um discernimento adulto, independente. O leitor, na sua meditação de hoje, procure exemplos disto, na sua vida, que não sejam isolados.

Revista Mensageiro do Coração de Jesus | Secretariado Nacional do Apostolado da Oração | www.apostoladodaoracao.pt


Quem me livrará deste corpo de morte?
Só Deus, disso tenho a absoluta certeza.
Sim, Deus na minha vida é seguro norte
A levar-me por caminhos cheios de beleza.

O que não quero, eu faço: espelho do pecado
Até à raiz mais profunda do meu próprio ser!
Mas sei que em Jesus descubro o outro lado,
O Homem Novo que o pecado há de vencer.

Estejamos atentos a toda a espécie de sinais,
Para não receber de Jesus a justa repreensão:
“Hipócritas, este tempo como não o apreciais?”.
Descubramos o tempo de autêntica conversão.

Se com o nosso adversário fazemos caminho
É melhor estender-lhe a mão e fazer a paz.
Toda a divisão é como a ferida de um espinho
Que não deixa crescer… Vejamos o que Jesus faz!

Teófilo Minga, fms